Skip to main content

Natal com consumo consciente: como presentear alguém e gerar impacto positivo no mundo

Por 15 de novembro de 2019novembro 28th, 2019Artesanato, Notícias

Em tempos de consumismo exacerbado, e com o Natal batendo à porta, é possível rever alguns conceitos e cogitar o consumo consciente. Já parou para pensar nisso? Podemos boicotar produtos com impacto negativo na sociedade como os que envolvem situações de trabalho similares a escravidão e impactos negativos à natureza como grandes quantidades de matérias primas com ciclos insustentáveis como o plástico. Para além da negação do que não queremos, podemos consumir produtos com impacto social positivo na sociedade, produtos que geram renda valorizando territórios tradicionais e pessoas que buscam autonomia por essa via. Pensando nisso, convidamos você a considerar e conhecer essa prática mais humana, de impacto positivo na cadeia produtiva.

Conheça três iniciativas inovadoras que, com a venda de variados produtos, colaboram com a geração e distribuição de renda em diversas regiões de Minas Gerais-MG.

Flores do Carmo Tecelagem Artesanal

Vem de Senhora do Carmo, distrito rural de Itabira-MG, um grupo formado exclusivamente por mulheres que usam a tecelagem no tear artesanal como principal técnica produtiva. Os trabalhos e peças artesanais resgatam a memória local, seu DNA, a produção tradicional e criam artigos inovadores que contam a história das mulheres da região.

Eles acabaram se tornando uma fonte de renda para essas mulheres, que através da capacitação, assessoramento técnico e aporte de recursos – através de iniciativa da Fundação Vale e execução do projeto e acompanhamento por parte da Raízes – virou até um e-commerce. O foco é o empoderamento da mulher no contexto social e produtivo.

Bordadeiras de Ipoema

A cerca de 90km de Belo Horizonte-MG, encontram-se, em Ipoema, 13 mulheres que contam sua história através do bordado, resgatando e divulgando sua cultura, história e tradição. É o Coletivo Bordadeiras de Ipoema que, com suas mãos, bordam ipês, flores canela-de-ema, beija-flores-de-gravata-verde, por exemplo, espécies da avifauna endêmicas da região da Serra do Cipó.

Também inseridas num programa de incentivo à economia criativa, o grupo teve orientações, um processo de qualificação para o empreendedorismo, que ampliou sua cadeia produtiva, gerando renda através do comércio deste artesanato original de Minas Gerais.

Outra ótima dica para um consumo consciente no Natal, adquirindo uma peça decorativa que gera impacto positivo e real na vida de outras pessoas.

 

Tapeceiras de Periquito – Casa do Frufru

A tapeçaria faz a diferença na vida das mulheres de Periquito, no interior de Minas Gerais, em que é um fator de transformação social. Lá há um grande número de mulheres que vive hoje de tecer e vender na beira da estrada tapetes artesanais de malha. O projeto tem por objetivo aumentar o valor agregado das peças artesanais e buscar novos mercados, melhorando consequentemente a renda e a qualidade de vida das envolvidas. E quando você compra uma das peças que são decorativas e utilitárias, você colaborar com essa transformação, estimulando a geração de renda para circulação no local.

Foi através de um projeto de Geração de Renda e Equidade de Gênero, também idealizado pela Fundação Vale e executado pela equipe da Raízes, que o grupo de mulheres teve acesso à uma assessoria para criação do Coletivo Casa do Frufru. Além de obterem qualificação em empreendedorismo para otimizarem o trabalho e aumentar o lucro da sua produção.

Em paralelo, como na maioria de nossos projetos executados pela Raízes, trabalhamos com ações de empoderamento feminino, completando a receita para o desenvolvimento integral das participantes do projeto.

Presentear alguém pode ser muito mais gostoso quando o presente tem um valor, significado e faz bem ao mundo. As dicas para um natal com consumo consciente estão aí, e você pode conhecer de perto os produtos e os projetos.

E onde encontrar essas mulheres incríveis e adquirir esses produtos?

  • 16/11 Inauguração da Loja Bordadeiras de Ipoema – Ipoema, Itabira – MG
  • 03 a 08/12 Feira Nacional de Artesanato – Expominas, Belo Horizonte – MG
  • 05 e 06/12 Feira Feito a Mão Fundação Vale – Vale Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
  • 07 e 08/12 Feira do Memoria Minas Vale – Praça da Liberdade, Belo Horizonte – MG
  • 18/12 Feira de Natal Vale – Vale Vitória – ES
  • 22 e 23/12 Mercado Charme e Chic – Hotel Mercure, Belo Horizonte – MG
  • Compras online: E-commerce Flores do Carmo Tecelagem Artesanal