Skip to main content

Cinco motivos para se apaixonar pela cultura popular do Jequi

Por 14 de maio de 2015setembro 5th, 2016Artigos

Iniciativas que valorizam a cultura popular do nosso país são sempre um carinho na alma para quem nasceu no Brasil. E quem conhece a Raízes sabe o quanto acreditamos no desenvolvimento sustentável, seja ele como for.

 

Na última semana tivemos a oportunidade de participar de um evento incrível em São Paulo-SP: o Design da Mata, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de comunidades de todo o país por meio da arte e da cultura.

 

Sabe por que essa foi uma experiência fantástica? A gente explica:

 

Valorização da cultura popular

 

Esta é uma das diretrizes do trabalho da Raízes, um dos pontos principais que norteiam nosso trabalho. Por isso, participar de um evento como o Design da Mata – com representantes de diferentes cantos do país – é tão enriquecedor. A troca de ideias e experiências durante os quatro dias foram riquíssimas.

 

Contato com pessoas que acreditam no mesmo que a gente

 

“A aproximação com pessoas que acreditam na mesma coisa que nós, da Raízes, foi ó ponto alto. Conhecemos e reencontramos muitas pessoas que fazem parte de grupos de ceramistas, do terceiro setor e envolvidas diretamente com artesanato”, explica Mayra Sayuri, supervisora da Raízes.

 

Nova maneira de comercializar artesanato

 

O Design da Mata traz, de verdade, uma nova maneira de comercializar a produção artesanal brasileira. Reúne em um mesmo ambiente as rendeiras do Nordeste, do Sul, os doces típicos de São Paulo, a arte da Amazônia e, claro, as mestres-ceramistas do Vale do Jequitinhonha.

 

“A diversidade é impressionante. Você passeava pelo evento e não via peças repetidas. O Brasil é muito rico neste tipo de produção cultural e é um orgulho para nós fazer parte disso”, comenta Mayra.

 

Apresentar a cerâmica do Vale do Jequitinhonha-MG

 

O Vale do Jequitinhonha é famoso pela produção de artesanato com acabamento humano e pelo capricho com que cada peça é tratada. Nós da Raízes acreditamos que dar visibilidade às mestres-ceramistas do Vale do Jequi foi um dos pontos altos da nossa participação no evento.

 

E quem quiser conhecer de perto a produção das artesãs do Vale do Jequitinhonha, a Raízes Desenvolvimento Sustentável, referência em Turismo Comunitário no Brasil, realizará em julho mais uma edição da viagem “Do Barro à Arte”, entre os dias 15 e 20.

 

Saiba mais em www.raizesds.com.br.