Skip to main content

Já ouviu falar de BARI, em Minas? Empreendedores recebem capacitação para o turismo

Por 1 de novembro de 2018novembro 5th, 2018Projetos

Quer estimular a economia local de uma região? O turismo pode ser uma ótima, eficaz e rápida solução. Foi com essa proposta que iniciamos um trabalho de desenvolvimento local no município de Resplendor, em Minas Gerais. A intenção é gerar renda para os empreendedores locais, potencializando o turismo e sua produção associada. 

Resplendor faz parte da região turística do BARI, área delimitada que abrange quatro municípios, três deles no Estado de Minas Gerais e um no Estado do Espírito Santo. São eles: Baixo Guandu/ES, Aimorés/MG, Itueta/MG e Resplendor/MG. Resplendor faz parte do território mineiro e tem pouco mais de 17 mil habitantes. Fica a 440 km de Belo Horizonte. 

 

O turismo na região 

As pessoas vão à Resplendor de trem, especialmente de Vitória, para conhecer Minas e seus sabores. Existe uma tendência gastronômica forte no Município. O Rio Doce, por sua vez, passa bem no meio e tem algumas atividades náuticas, como passeio de barco e outras atrações que o município quer retomar, pois aconteciam antes do acidente ambiental em Mariana. 

O nosso projeto no território vai ser aproveitar todo o potencial turístico que existe e gerar mais renda para população local. A comunidade está envelhecendo. Os mais jovens saem da cidade para estudar e não voltam mais. Por conta também dessa migração, a força de trabalho e geração de renda da cidade caiu nos últimos anos. E também porque uma grande cooperativa de laticínios que existia na região faliu. 

Assim, como a Fundação Vale tem uma forte atuação na região, teve a preocupação de estimular e economia local. Dentro de um diálogo feito pela empresa, chegaram à conclusão que o turismo seria uma solução rápida, eficaz e inteligente, porque valoriza o território, a gastronomia, a cultura e a natureza locais. E falando em natureza, além do próprio Rio Doce, lá está o Parque Estadual Sete Salões. 

Sobre o projeto 

Estamos no primeiro passo de atuação, finalizando o mapeamento dos empreendedores e da região. Iniciamos os trabalhos em setembro e agora, em novembro, vai acontecer um workshop que reúne diversos especialistas em turismo com temas interessantes como inovação, estratégias para atrair turistas etc.  

O foco é mesmo a qualificação desses empreendedores, pois o potencial turístico é latente e eles têm muita capacidade para desenvolver ainda mais nessa área. 

Em breve, traremos mais novidades sobre o andamento dessa jornada. Acompanhe!