Skip to main content

Almenara Têxtil estreia no Minas Trend conectando tradição e moda consciente

A marca de moda consciente, autoral e coletiva, Almenara Têxtil, fez sua estreia no Minas Trend e levou, direto do Vale do Jequitinhonha, toda a beleza e a força das mãos femininas que dão vida a essas peças. Mas a proposta da Almenara Têxtil não é só moda: é também transformação, é cultura, é resistência. 

Criada para dar visibilidade à produção artesanal e sustentável das mulheres da região, a marca representa uma conquista coletiva, possibilitada pelo projeto Mãos à Moda, fruto de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Minas, a Prefeitura Municipal de Almenara e execução da Raízes Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo local.

“A participação do Mãos à Moda Almenara, especialmente das quase 50 mulheres integrantes do coletivo, no Minas Trend Preview foi uma experiência intensa e transformadora. Elas tiveram a oportunidade de exibir a coleção Alma em um estande próprio, cuidadosamente montado para dar visibilidade à produção artesanal e mostrar a força dessas mulheres como protagonistas do projeto. A alegria nos olhos, a autonomia e o envolvimento de cada uma delas em atender os visitantes e potenciais clientes foi inspirador”, conta a coordenadora do projeto Mãos à Moda e sócia aqui da Raízes DS, Jussara Rocha.

Já para Rosemary Gomes, uma das beneficiárias do projeto: “foi grandioso. Uma experiência inesquecível! Foi como escrever a nossa história olhando a moda de outras formas, para cada detalhe. Uma imersão de inspiração. Foi gratificante presenciar a exposição das peças que nossas mãos habilidosas criaram, pois elas transcendem ao comum no universo da moda autoral”.

Minas Trend: moda consciente, inovação e sustentabilidade em Belo Horizonte

Realizado há mais de 16 anos em Belo Horizonte, capital mineira, o Minas Trend é um dos eventos de moda mais importantes do país, atraindo designers, empreendedores, jornalistas e formadores de opinião, com o objetivo de transformar moda em negócios e inspirar inovação no Brasil, revelando horizontes e novas oportunidades para o mercado.  Neste ano, a 32ª edição do evento trouxe o tema “Reflexos da Moda: Revelando Horizontes” e aconteceu de 22 a 24 de outubro no BH Shopping.

“Participar de um dos maiores eventos do país foi uma experiência extremamente gratificante e única. Jamais imaginamos ter o privilégio de estar em um evento tão grandioso já com a nossa primeira coleção!” contou Ana Gilsa, uma das beneficiárias do Mãos à Moda.

O retorno dos visitantes e da imprensa reforçou a importância de valorizar iniciativas que impulsionam o desenvolvimento local. O lançamento ganhou destaque em diversos veículos de comunicação como o G1, Diário do Comércio, Gazeta de Araçuaí e Estado de Minas.

“Para mim, foi maravilhoso ver a evolução no nível de maturidade delas, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo da formação. Mais do que resultados na produção, vemos resultados nelas mesmas, como pessoas e mulheres que enxergam a moda como um caminho de futuro, de geração de renda e de negócio. Coordenar esse projeto com o apoio da equipe da Raízes tem sido uma das experiências mais especiais da minha carreira, pois os resultados vão além do quantitativo – vemos uma transformação qualitativa que ocorre em apenas 18 meses de trabalho”, finaliza Jussara.

E sabemos que essa jornada apenas começou!