A Raízes
Acreditamos no empreendedorismo e no trabalho em rede como bases para esse propósito! Apoiamos o desenvolvimento de iniciativas e negócios conectados à geração de valor social e regeneração do planeta. Nesse sentido, atuamos em sinergia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 5 (equidade de gênero), 8 (trabalho justo) e 10 (diminuição das desigualdades).
Existimos para identificar e colocar luz sobre o melhor das pessoas e dos lugares: as riquezas a serem fomentadas!
Existimos para inspirar empresas, instituições e pessoas a desenvolverem soluções criativas para problemas complexos.
Existimos para articular, conectar iniciativas, pessoas e ideias para o desenvolvimento interdependente e sustentável.
Nossa equipe
A Raízes sabe que tão importante como bons projetos e iniciativas são as pessoas que os fazem acontecer! É por isso que tem tanto orgulho de reunir em seu time pessoas competentes, comprometidas e acima de tudo engajadas. Nossa equipe acumula diferentes competências e experiências, mas acima de tudo compartilha um enorme desejo de mudar o mundo!
Mariana Madureira
Jussara Rocha
Lucila Egydio
Marina Claus
Claudia Gonçalves
Barbara Ataide
Lizandra Barbuto
Anna Ferreira
André Vaz
Pamela Martins
Tauana Costa
Carol Braga
Maíra Velozo
Juliana Gazzinelli
Kaliane Santos
Maria Cavalcanti
Virginia Alfenas
Andreia Duarte
Raíssa Tosi
Hugo Satiro
Lívia Furtado
Felipe França
Carol Paiva
Maria Sonia
Maria Luiza Spolaor
Mazarelo Carneiro de Miranda
Werter Valentim de Moraes
Bruna Canal
Anderson Silva
Nathália Dothling Reis
Darnisson Viana
Jacqueline Costa
Nossa história
A Raízes Desenvolvimento Sustentável surgiu de um sonho coletivo que permanece: usar o turismo como vetor de desenvolvimento. E foram muitas as vivências que nos trouxeram a esses pouco mais de 15 anos. A semente foi plantada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do encontro entre Mariana Madureira e Marianne Costa ao criarmos, primeiro, em 2003, uma empresa júnior que nos despertou a real vontade de empreender.
Conheça nossa história
Reconhecendo solo
A Raízes nasce em 2006 fruto do empreendedorismo de amigas turismólogas. As nossas raízes foram se expandindo, ganhando espaço e reconhecendo solo, até que a produção associada ao turismo também foi entrando nas nossas expertises. Em 2008 conhecemos o significado de um negócio social e em 2009 lançamos o nosso primeiro projeto próprio – o que mais tarde chegou a nos render o Prêmio Empreendedor Social de Futuro, promovido pela Folha de S.Paulo.
O primeiro broto
Foi assim que, em 2009, a brotou o nosso projeto de geração de renda no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, o nosso berço. Impactamos mulheres e famílias de mais de 20 comunidades locais, inicialmente com um projeto de comércio justo de artesanato da região. Mais tarde, cocriamos com as artesãs o roteiro de turismo de base comunitária Do Barro à Arte. A nossa muda virou duas e hoje o roteiro é realizado pela Vivejar, spin off idealizada por Marianne, que naquele momento deixou a sociedade com a Raízes.
Ramos surgiram
Pouco a pouco, vimos os nossos ramos crescerem mais e mais. Em 2014, fomos certificadas como Empresa B e passamos a fazer parte de uma rede global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. A nossa rede de colaboradoras e consultores se expandiu, incluindo uma nova sócia, a Jussara.
Folhas em outra parte do mundo
Nossas folhas atravessaram Oceano Atlântico e nos levaram à primeira atuação internacional em 2016. Foi em Cabo Verde, no continente africano, que auxiliamos iniciativas empresariais e projetos inovadores a desenvolverem o turismo rural para o Projeto Rota de Aldeias Rurais de Santo Antão. Nesse mesmo ano atuamos junto à ONU Meio Ambiente em uma campanha para o turismo sustentável nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Nossas flores, o que são?
Mal sabíamos que, no ano seguinte, começaríamos um novo projeto cheio de significado: o Dona do Meu Fluxo. Essa linda parceria com a Korui Ciclos de Vida são as nossas flores – como expressa a logo da iniciativa. O objetivo é combater a pobreza menstrual no Brasil ao empoderar meninas e mulheres. Promovemos, primeiramente, um ambiente seguro de troca sobre os tabus da menstruação e, depois, fazemos a doação de coletores menstruais.
Os nossos frutos
Ao longo dos últimos anos, tivemos o prazer de ver crescer o nosso caule e colhemos vários frutos. Nos especializamos em acelerar pequenos negócios e passamos a contribuir para a sociobiodiversidade, por meio de programas de mentoria, incubação e aceleração como dinamizadores do ecossistema de impacto ao lado de grandes empresas do Brasil e do mundo.
Dito tudo isso…
As soluções para problemas diversos usando a sustentabilidade como premissa. Acreditamos que através dos nossos projetos, conseguimos traduzir toda a potência que adquirimos ao longo desses anos de história e narrativas plurais. Te convidamos a vir com a gente!
Reconhecimentos
Aqui na Raízes já fomos reconhecidas por diversas premiações nacionais e internacionais. Acreditamos que essas chancelas credibilizam e ampliam o alcance do nosso impacto, na medida em que aumentam a confiança de nossos clientes e parceiros no propósito e seriedade do trabalho que realizamos.