Começamos o ano com uma grande novidade por aqui! Acompanhando a Raízes, deve ter percebido que primamos pela qualidade de vida de todos os envolvidos – inclusive a nossa, equipe e consultores. Por isso, vamos experimentar aqui, ao longo deste ano, a semana de 4 dias!
Mas como isso funciona?
A semana de 4 dias de trabalho foi encabeçada pela 4 Day Week Global, organização líder mundial que tem como objetivo mudar o futuro do trabalho e transformá-lo em algo mais inteligente, remodelando a maneira como pensamos sobre o trabalho, a produtividade e a produção.
Uma pesquisa realizada pela WeWork e Page Outsourcing, feita com 10 mil profissionais de cinco países da América Latina, incluindo o Brasil, mostra que 78% dos entrevistados afirmam que mudariam de emprego devido a questões de flexibilidade. Além disso, 83% dos brasileiros ouvidos têm interesse na redução da jornada de trabalho.
Segundo testes feitos durante o ano passado aqui no Brasil pela 4 Day Week Global, a mudança na jornada de trabalho traz benefícios como o aumento da produtividade e do foco, melhoria do bem-estar e do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, estimula a criatividade e a inovação, além de atrair e reter talentos.
Como será a semana de 4 dias na Raízes?
Sabemos que equilíbrio entre tempo livre e trabalho é uma das necessidades urgentes dos nossos tempos. Fizemos um vídeo no ano passado falando sobre trabalho decente para todos, o ODS 8 com o qual buscamos contribuir, você viu?
A semana de 4 dias (ou 32h) tem sido adotada por diferentes empresas em diversas formas. O objetivo é concentrar trabalho de qualidade em menos tempo e liberar espaço na agenda para que possamos executar aquelas tarefas que são espremidas em horas exíguas na semana (uma consulta médica, uma pendência bancária, um corte de cabelo), lermos mais, nos exercitarmos ao ar livre, praticarmos hobbies criativos, nos conectarmos com as pessoas que importam pra gente.
Na prática, o que muda aqui na Raízes é que não marcaremos compromissos fixos de projetos nem compromissos da empresa às sexta-feiras, terminando a semana de trabalho na quinta-feira. Mas assim como já trabalhamos à noite e fins de semana, eventualmente, quando é necessário para atender eventos e horários dos beneficiários e clientes, as sextas poderão ser usadas nesse contexto.
Além disso, as pessoas seguem livres para executar suas tarefas individuais nos momentos mais propícios. Mas de segunda a quinta, das 09 às 18h é a janela de tempo oficial de reuniões, trocas em equipe e transações administrativas.
Para que não haja queda de produtividade, as sextas serão dias úteis nas semanas em que houver algum feriado de segunda a quinta-feira, mantendo assim 4 dias de trabalho como previsto no planejamento da 4 Day Week Global.
Os colaboradores da Raízes vão poder acompanhar a Agenda Raízes no Google Agenda para conferir quando a sexta é útil, quais os feriados optativos que trabalharemos ou não, entre outras informações importantes.
A semana de 4 dias já está sendo implementada com sucesso em outros países, além do Brasil e estamos confiantes que adotando essa ideia conseguiremos ser mais produtivos e ter mais momentos para curtir de fato a vida que passa tão rápido.
O que você acha dessa iniciativa para 2024?