Interdependência: estado ou qualidade de duas pessoas ou coisas ligadas entre si por uma recíproca dependência, em virtude da qual realizam as mesmas finalidades pelo auxílio mútuo ou coadjuvação recíproca (definição do dicionário de Oxford). Mais do que isso, para nós aqui da Raízes, interdepência é potência, é força, é motivação. É caminhar junto, olhar para o lado e saber que não está só. Por isso, atuamos com trabalho em rede – e é neste ponto que entra a importância da qualificação de fornecedores.
Confira a seguir três razões para praticar:
1 – O seu produto ou serviço depende da qualidade desses insumos
Cada vez mais empresas se especializam em partes e adquirem produtos – sejam bens ou serviços – que precisam para complementar o seu próprio negócio. Se você é uma pessoa preocupada com a qualidade da sua entrega, com a sua marca e reputação, por que deixaria de se importar com cada uma das pessoas e empresas envolvidas ao longo do seu processo de produção?
A qualidade do seu produto ou serviço depende diretamente da qualidade desses insumos.
2 – Trabalhar a cadeia é uma oportunidade de aumentar o seu impacto socioambiental positivo
Outro aspecto interessante que deve ser considerado é o impacto socioambiental. Com o olhar social, trabalhar em rede cria vínculos, motiva e fortalece o empreendedorismo em um território, por exemplo. A rede tem essa potência de inspirar (e temos aqui um depoimento emocionante). Além disso, falando do aspecto financeiro, para a geração de renda, ter uma cadeia de fornecedores pensada de maneira estratégica pode beneficiar mais pessoas.
Alguns exemplos são:
– No caso de serviços, ter a possibilidade de contar com uma rede de especialistas e consultores de diversos lugares do país (e do mundo. Por que não?), com diferentes vivências e perfis. É o caso aqui da Raízes mesmo.
– Um restaurante, por sua vez, pode ter diferentes fornecedores de legumes, verduras e grãos e beneficiar mais de uma família que vive da agricultura. Do aspecto ambiental, é possível fazer a qualificação de fornecedores para práticas de agroecologia, bem como pensar em toda a cadeia de maneira a reduzir o impacto ambiental.
Importante ter em mente que o seu produto ou serviço não será sustentável se partes dele não for!
3 – A rastreabilidade do produto ou serviço ganha cada vez mais importância para o consumidor
Quantos escândalos já vimos bombar nas mídias por conta de trabalho análogo à escravidão? Quantos boicotes marcas sofreram por atitudes preconceituosas, racistas, por apoiarem candidatos com discursos intolerantes?
De acordo com o estudo Global Consumer Insights Pulse Survey, os consumidores estão mais atentos às companhias preocupadas com questões que envolvem ESG (governança ambiental, social e corporativa). Outro levantamento, da Accenture, mostra que 83% dos brasileiros compra de marcas alinhadas com seus valores pessoais. E segundo a EY-Parthenon, braço de consultoria estratégica da Ernst & Young (EY), as pessoas estão cada vez mais atentas a quem promoveu impacto positivo na pandemia.
Nesse sentido, escolher bons parceiros gera maior segurança e ter transparência aumenta a percepção de valor da sua marca.
Esses são alguns dos muitos motivos para que seu negócio esteja alinhado com a sua cadeia de fornecedores. Uma das boas práticas das empresas B é mensurar os percentuais de compras investidos em produtos e serviços certificados ou provenientes de iniciativas de grupos sub-representados ou vulneráveis.
Para além de estar ao lado de empreendimentos melhores para o mundo (o que é necessário!), a provocação é para que você também considere investir em tornar seus fornecedores frequentes, negócios mais sustentáveis. Esperamos que o conteúdo tenha sido inspirador!
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