Um dos propósitos da Raízes, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, diz respeito a “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. Considerando isso, sabemos da importância de ver mulheres na liderança de negócios, não só pela conquista histórica, pela estratégia da empresa em si, mas também pela representatividade.
No último dia 06 de setembro foi comemorado o Dia Internacional pela Ação pela Igualdade da Mulher e, hoje, resolvemos falar das mulheres que a Raízes admira no mercado de trabalho. Fizemos um recorte no qual selecionamos empreendedoras que, assim como o nosso negócio social, fazem parte do Sistema B Brasil – uma comunidade global de líderes que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo.
Confira a nossa lista a seguir!
Andréa Carvalho
Andréa Carvalho é CEO e cofundadora da Papel Semente, empresa carioca que desenvolve um papel reciclado, ecológico, artesanal de excelente qualidade, que recebe semente de flores, hortaliças e temperos durante o processo de fabricação. O produto é ideal para ser associado a empresas que promovam eventos, ações promocionais, produtos ou serviços – em especial, as que se identifiquem com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades sociais e ambientais.
Andréa foi uma das mulheres selecionadas do Programa de Empreendedorismo Feminino da Fundação Banco Goldman Sachs, que capacitou 10 mil mulheres ao redor do mundo para gestão de suas empresas; participou do Projeto Visão de Sucesso da Endeavor; é Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) no Rio, trabalhando a questão de gênero e empoderamento feminino; e Conselheira do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Rio de Janeiro.
Daniela Lerario
Daniela acredita na riqueza do que é diverso e na construção de relações baseadas em confiança e transparência. Acredita ainda, na força dos negócios para o bem e, através deles, na busca por soluções locais para desafios globais, cujo impacto possa ser mensurado.
Em seu perfil no LinkedIn, ela conta que reaprende escuta e diálogo a cada dia, e também sobre a força das redes. Inspirada pela estratégia latino-americana do Sistema B, tenta focar sua energia em dois grandes desafios da humanidade: a redução das desigualdades e crise climática.
Dani foi CEO da TriCiclos no Brasil, empresa B latino-americana especializada no tratamento de resíduos, e atualmente é Líder Brasil na COP26 Climate Champions Team Ação Climática, além de Membro Efetivo do Conselho do Sistema B Brasil.
Francine Lemos
Atual diretora executiva do Sistema B Brasil, ela é referência no setor de impacto e também empreendedora. Sócia da empresa B paulistana CAUSE Brasil, ela é administradora com especialização em marketing estratégico e um olhar apurado para criação de valor para as marcas com base no valor gerado para a sociedade.
Francine é colunista da Revista Exame e, assim como a nossa diretora, Mariana Madureira, uma das 36 mulheres de uma rede de impacto global para a nova economia. É um exemplo de conciliação entre trabalho com propósito, em equilíbrio com a vida e a família.
Joana Mello
Joana Mello é sócia-fundadora da Editora Voo, Empresa B sediada em Curitiba e Belo Horizonte, que vai muito além dos livros. A missão do negócio é conectar pessoas a conteúdos de impacto para inspirar e empoderar agentes de transformação. As histórias publicadas apoiam causas as quais acreditam e disseminam ideias, para que os leitores sintam-se inspirados e habilitados a fazer a diferença por um mundo melhor.
Os compromissos da Editora Voo são:
– Imprimir os livros no Brasil
– Ter uma cadeia de produção responsável
– Gerar uma contrapartida social a cada livro vendido
– Construir projetos colaborativos
Luisa Cardoso
Conhecemos Luisa Cardoso em 2017, quando ela procurou a Raízes buscando inspirações de como ela poderia doar coletores menstruais para mulheres em situação de vulnerabilidade. Desde a criação da Korui Ciclos da Vida, empresa B de Florianópolis que cria soluções sustentáveis e saudáveis para menstruação, o plano sempre foi – e continua sendo – doar um coletor para uma mulher em situação de vulnerabilidade. Um é doado a cada 10 comprados pelas consumidoras.
Desde então, nos unimos para somar nossas expertises e fazer isso dar certo! Nasceu o Dona do Meu Fluxo. Mas acima de tudo, a gente uniu as nossas verdades, valores e a vontade de ajudar mais mulheres a serem donas dos seus próprios fluxos. Afinal, pensar que muitas mulheres, a maioria na verdade, não tem autonomia sobre o próprio corpo nos parece inconcebível e até mesmo assustador.
Paula Brandão
Paula Brandão é Relações Públicas e produtora cultural, com diversas especializações em gestão de negócios, inovação e impacto social. Em 2005, cofundou a Baluarte Cultura, empresa B carioca que cria soluções customizadas de Criação, Gestão e Mensuração de Resultados em Cultura, Educação e Sustentabilidade. O negócio une os interesses da sociedade e empresas, ajudando a construir um mundo com mais equidade.
Como sócia-Diretora de Criação e Planejamento, Paula assinou a idealização de mais de 90 projetos realizados em todo Brasil. Atua com o planejamento estratégico da empresa, liderando processos de inovação e criatividade e implementa sistematizações para mensuração de resultados e impactos das ações.
Fica aqui a nossa homenagem de admiração por essas mulheres na liderança. Seguimos juntas!