Aqui na Raízes a gente sempre fala sobre a importância de celebrar, de começar e encerrar ciclos com uma cerimônia de agradecimento e de olhar para o que foi. Desta maneira, relembrar as ações ao longo de um ano tão desafiador como 2020, e os acontecimentos mais marcantes do nosso negócio social também é um jeito de celebrar. E, dessa vez, o convite é para você participar com a gente. Bora?
Adaptação
Já que falamos em ano difícil, o melhor mesmo é começar falando sobre as nossas adaptações diante da pandemia pelo novo coronavírus. Falamos um pouco dos bastidores da nossa rotina por aqui e passamos a realizar encontros virtuais de nutrição – que inclusive replicamos para os grupos de beneficiárias de alguns projetos sociais.
Faça como puder
Em meio a pandemia também demos início ao projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito, em Minas Gerais. Ele começou no mesmo mês em que a pandemia começou com as restrições no Brasil, março, e precisou se adequar. Mas a fase de Inspiração foi um sucesso e temos diversas pessoas mobilizadas para o ciclo de formação que se inicia em janeiro de 2021.
Falando em projetos que se iniciam…
Também demos início ao Estudo de Uso Futuro da Mina de Águas Claras, também em Minas Gerais, juntamente com outras empresas no consórcio Gaia. Desenvolvemos estudos setoriais e coordenamos a parte de consulta aos stakeholders para construção de cenários de uso futuro desse território da Vale em Nova Lima. O projeto continua com uma segunda fase de escuta ativa em 2021.
Que continuam…
Ainda no território mineiro, mas em Periquito, seguimos com as queridas tapeceiras da Casa do Frufru. Todo o suporte foi feito e segue virtualmente com os desafios da pandemia. Intensificamos o trabalho com o Instagram e a busca de parceiros comerciais. O trabalho seguirá ainda no primeiro trimestre de 2021.
E que se concluem…
Agora em dezembro concluímos o Projeto de Empreendedorismo Social Comunitário (PESC) de Itabira, também em Minas, com os grupos das Flores do Carmo Tecelagem Artesanal e das Bordadeiras de Ipoema. (Confira esse lindo vídeo de homenagem!). Ao longo dos últimos meses, acompanhamos à distância essas mulheres e foi criado um plano emergencial para as ações. Nesse plano, focamos nas vendas online, no uso das redes sociais e na inclusão digital. As artesãs ganharam tablets e fizeram aulas online no período.
Com Vida e Arte
Falando nesses três grupos de mulheres, criamos a Campanha Com Vida e Arte, unindo os três grupos com intenção de dar mais visibilidade à cultura e aos artesanatos locais. Além de gerar vendas pelas mídias sociais.
Mais donas dos seus fluxos
[Tópico que ilustra essa notícia]. O Dona do Meu Fluxo chegou ao Xingu! Nesta 4ª edição do projeto, a gente se adequou à pandemia e produzimos um vídeo para as multiplicadoras indígenas locais. A ponte foi feita pela Bela Gil – que também contribuiu com a gravação. Dias depois, fizemos um tira-dúvidas online para fortalecer os ensinamentos, trocas e necessidades.Para além do turismo antirracista
Aderimos ao Movimento Turismo Antirracista no Brasil e, também, junto ao Sistema B e o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), assinamos o compromisso de nos tornarmos uma empresa antirracista. Estamos no percurso, participando de formações e buscando aprender, aplicar e multiplicar melhores práticas para o mundo.
Raízes que se fortalecem
Falando especialmente dos acontecimentos mais marcantes do nosso negócio social: publicamos um Relatório de Impacto dos 14 anos de empresa; lançamos o nosso primeiro eBook – O Mundo Daqui a 10 Anos; entramos para o Coletivo Muda!; fomos recertificadas pelo Sistema B, continuando parte dessa rede global; ficamos entre os finalistas do Prêmio José Costa, do Diário do Comércio; e participamos de muitos eventos online (muitos mesmo!), entre eles o MAPS Fórum 2020.
Ufa! Quanta coisa, não é mesmo? E sabemos que ainda há muito mais por vir. Só podemos agradecer a cada um que acredita com a gente em um mundo melhor para as pessoas. Que venha 2021!