Uma incerteza compartilhada diz respeito ao futuro depois que essa onda do novo coronavírus passar. Mas com planejamento, calma, troca de ideias e muita cooperação, podemos encontrar caminhos para tornar as coisas mais leves e possíveis, já que a prioridade é a saúde de todos nesse momento. Enquanto isso, o #fiqueemcasa já virou a nossa realidade aqui na Raízes DS. Os trabalhos continuam na medida do possível, inclusive com mais ações de conscientização para as comunidades as quais a gente atua em parceria.
O que já fizemos
- Cancelamos eventos marcados para o próximo mês
- Estabelecemos home office para equipe que usa o escritório
- Suspendemos as atividades de campo
- Enviamos mensagens com orientação básica inicial nos grupos de WhatsApp de beneficiários
- Tivemos reuniões dos projetos nos quais atuamos para reflexão sobre continuidade em tempos de crise e construção de cenários
- Fizemos uma reunião geral da Raízes para reflexão sobre funcionamento durante epidemia e ações de apoio aos colaboradores, beneficiários e comunidade em geral
- Criamos uma arte #fiqueemcasa para via WhatsApp para beneficiários dos projetos
- Enviamos o “Manual Econômico de Higiene: como prevenir o covid-19 com pouca água e dinheiro?”, criado pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco.
Os próximos passos
– Aplicar pílulas de informação sobre autocuidado, apoio mútuo/colaboração, empatia, encontros virtuais afetivos, criatividade e
reflexão em tempos de crise | Formato: imagens e vídeos.
– Canal de escuta atenta | Ligação para os mais vulneráveis e entendimento de como estão na crise e de que suporte precisam.
– Continuidade de projetos com ferramentas digitais | Alguns projetos vão permitir que parte da programação seja executada à distância. Para um deles, por exemplo, alguns conteúdos serão adaptados para vídeos curtos de WhatsApp, pois podem ser feitos por elas em casa e compartilhados com os consultores em formas simples com envio da foto do caderno e reflexões por áudio. Em outro, parte das entrevistas pessoais programadas serão feitas por videoconferência e os acompanhamentos por telefone.
– E-commerce fortalecido | Início de produção de uma campanha e ferramentas para que as artesãs beneficiárias de projetos com a Raízes consigam vender à distância e com segurança durante a crise, garantindo uma renda mínima.
– Encontros periódicos da equipe para entender os rumos da crise e as necessidades de adaptação.
Em situações nunca antes vividas, o mais importante é ter presença, abertura e flexibilidade. Esse já é o nosso jeito Raízes de ser, agora ainda mais fortalecido e seguindo pelos mesmos propósitos.