Skip to main content

Como está a rotina da Raízes DS em meio a quarentena do COVID-19

Uma incerteza compartilhada diz respeito ao futuro depois que essa onda do novo coronavírus passar. Mas com planejamento, calma, troca de ideias e muita cooperação, podemos encontrar caminhos para tornar as coisas mais leves e possíveis, já que a prioridade é a saúde de todos nesse momento. Enquanto isso, o #fiqueemcasa já virou a nossa realidade aqui na Raízes DS. Os trabalhos continuam na medida do possível, inclusive com mais ações de conscientização para as comunidades as quais a gente atua em parceria.

 

O que já fizemos

  1. Cancelamos eventos marcados para o próximo mês
  2. Estabelecemos home office para equipe que usa o escritório
  3. Suspendemos as atividades de campo
  4. Enviamos mensagens com orientação básica inicial nos grupos de WhatsApp de beneficiários
  5. Tivemos reuniões dos projetos nos quais atuamos para reflexão sobre continuidade em tempos de crise e construção de cenários
  6. Fizemos uma reunião geral da Raízes para reflexão sobre funcionamento durante epidemia e ações de apoio aos colaboradores, beneficiários e comunidade em geral
  7. Criamos uma arte #fiqueemcasa para via WhatsApp para beneficiários dos projetos
  8. Enviamos o “Manual Econômico de Higiene: como prevenir o covid-19 com pouca água e dinheiro?”, criado pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco.

 

 

 

Os próximos passos

– Aplicar pílulas de informação sobre autocuidado, apoio mútuo/colaboração, empatia, encontros virtuais afetivos, criatividade e

reflexão em tempos de crise | Formato: imagens e vídeos.

– Canal de escuta atenta | Ligação para os mais vulneráveis e entendimento de como estão na crise e de que suporte precisam.

– Continuidade de projetos com ferramentas digitais | Alguns projetos vão permitir que parte da programação seja executada à distância. Para um deles, por exemplo, alguns conteúdos serão adaptados para vídeos curtos de WhatsApp, pois podem ser feitos por elas em casa e compartilhados com os consultores em formas simples com envio da foto do caderno e reflexões por áudio. Em outro, parte das entrevistas pessoais programadas serão feitas por videoconferência e os acompanhamentos por telefone.

– E-commerce fortalecido | Início de produção de uma campanha e ferramentas para que as artesãs beneficiárias de projetos com a Raízes consigam vender à distância e com segurança durante a crise, garantindo uma renda mínima.

– Encontros periódicos da equipe para entender os rumos da crise e as necessidades de adaptação.

 

Em situações nunca antes vividas, o mais importante é ter presença, abertura e flexibilidade. Esse já é o nosso jeito Raízes de ser, agora ainda mais fortalecido e seguindo pelos mesmos propósitos.