Agir e comunicar com o intuito de criar impacto no mundo. Esse é resultado do modelo do Golden Circle, desenvolvido por Simon Sinek para sistematizar um novo método de pensar. É um conceito que tem como objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha com base em seu propósito.
A metodologia é na verdade bem simples, mas causa um grande impacto positivo. Por que será que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras e influentes que outras? Por que muitas conseguem maior fidelidade tanto dos clientes, quanto dos colaboradores?
O Golden Circle parece trazer essas respostas.
Compreendendo a metodologia
Segundo Simon, mesmo sem perceber, os líderes inspiradores pensam, agem e se comunicam da mesma forma, e esta forma é o completo oposto de todos os outros. Toda organização no planeta funciona em 3 níveis (de fora para dentro):
- O que fazemos?
- Como fazemos?
- Por que fazemos?
O Golden Circle sugere que consideremos o “por que” como sendo o nosso propósito/legado. “Como” sendo o método/processo. E “o que” sendo produto/serviço (vide a figura). Ele afirma que o que faz as pessoas permanecerem é o porquê você faz. Aquilo que você entrega (produto ou serviço) é só uma prova da autenticidade do seu propósito.
Há vídeos de palestras de Simon explicando isso em detalhes no TED. Também há um ótimo artigo explicando a metodologia no Medium.
Aplicação na Raízes
Aqui em nosso negócio social, a Raízes Desenvolvimento Sustentável, sempre foi muito desafiador explicar o que fazemos para as pessoas. Mas estamos sempre nos atualizando com ferramentas que possam expressar os nossos propósitos, e daí surgiu o nosso encontro com o Golden Circle.
Tentamos facilitar essa compreensão, especialmente pra quem é menos familiarizado com nossa área de atuação e os termos projetos sociais, turismo comunitário, geração de renda, produção associada etc. E daí surgiu o vídeo que você pode conferir a seguir.
E aí? Foi esclarecedor? Queremos saber sua opinião. Se puder, responda aqui pelo site, por nossas mídias sociais ou mande um email para [email protected] com comentários e/ou sugestões. Agradecemos demais e até a próxima notícia.