Aquele velho ditado “diga-me com quem tu andas que te direi quem és” faz sentido tanto para a vida pessoal quanto para as relações corporativas. Afinal, buscamos nos aliar às pessoas, negócios e empresas com os quais temos afinidade, não é mesmo? E isso acaba determinando o nosso perfil ou, pelo menos, a imagem que transmitimos para terceiros. Por isso dizemos: se uma de suas preocupações for seus fornecedores, busque por uma empresa B.
Aliás, saber da história, conhecer a origem da matéria-prima e entender os valores das empresas que prestam serviços ou vendem produtos para o seu negócio é mais do que uma obrigação, e tem se tornado uma tendência cada vez maior. Questões ambientais e sociais nunca vieram tão à tona quanto nos dias de hoje.
Por isso, a seguir, vamos citar algumas razões pelas quais sua empresa se beneficia contratando uma B.
Criação de valor
Contratar um negócio social, ainda que o seu não seja nem pertença ao sistema B, permite à sua empresa criar valor não só para os acionistas, mas também para a sociedade como um todo. É o primeiro passo para uma série de ações que podem ser desencadeadas. Afinal, o slogan do Sistema B é “trabalhamos por uma economia na qual o êxito se mede pelo bem-estar das pessoas, da sociedade e da natureza”.
Se a empresa contratada for uma consultoria em sustentabilidade, por exemplo, provavelmente ela atuará em todas ou quase todas as cadeias de produção do seu negócio, fazendo com que esses valores reverberem de dentro para fora.
Fortalecimento da imagem de sua empresa
Se os valores de sua empresa estão alinhados, a organização tem iniciativas socioambientais bacanas e contínuas, por que não comunicá-las? Esse fortalecimento beneficia a imagem de sua empresa. E isso precisa de fato estar alinhado aos valores do Sistema B para que a comunicação não vire uma enrascada, como falamos recentemente em um de nossos artigos sobre marketing de causa.
Cada vez mais as empresas se perguntam como devem medir o êxito da empresa para além do sucesso financeiro. Segundo uma pesquisa do Delloite feita com empresas de países onde atuam o sistema B:
– 70% acredita que a satisfação dos empregados também importa;
– 69% acha fundamental a satisfação dos clientes;
– Outros 61% considera que essas métricas devem vir da comunidade local.
Assim, essa tríplice parece dar mais respaldo para que a empresa perpetue pelos anos que estão por vir, nos quais outros valores importam além do dinheiro e o consumidor tem muito mais poder em suas mãos. Inclusive no ato político de escolher os produtos os quais quer consumir.
Se você se interessou, é possível consultar a lista de empresas B pelo site do Sistema, clicando aqui. Ou ainda, para fazer parte – saiba os critérios de como se integrar – do grupo de mais de mil empresas espalhadas pelo mundo, incluindo nós, da Raízes.
E no início do próximo mês vai rolar um workshop sobre Como os negócios de impacto estão influenciando a gestão de pessoas e empresas. A nossa sócia Jussara Rocha vai palestrar ao lado de outros profissionais especializados no tema. Saiba mais.
Bóra fazer diferente, ou ainda, de um jeito melhor pro mundo?