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Negócios potencializados e desenvolvimento humano: um pouco da Sabores do Morro

Por 20 de abril de 2016agosto 26th, 2016Projetos

Quais sabores têm o Morro? De pão Romeu & Julieta, tareco, tropeiro, casadinho de banana, vinho de jabuticaba e mais de 100 outros produtos. Mais que isso, a feira de gastronomia Sabores do Morro traz um gosto de “quero mais”, cheiro de mudança boa, de desenvolvimento social e de empoderamento da comunidade.

O evento já chegou a sua 5ª edição na bucólica Morro d’Água Quente, distrito de Catas Altas-MG,  é fruto do Projeto de Geração de Renda proposto e financiado pela Fundação Vale e implementado pela Raízes. A Sabores do Morro mostra a força da participação coletiva na produção e comercialização dos produtos para a feira.

A ideia, desde o início, sempre foi gerar renda vendendo os excedentes dos quintais e aquilo que os residentes da região fazem de melhor. A essência do projeto era valorizar essa produção orgânica e artesanal incrível que chega a conhecimento dos turistas que passam pela região. Mas, em dez meses, conseguimos muito mais que isso.

Maior integração do grupo e negócios potencializados

Depois de mapeamentos individuais e revelação de mais de 20 produtores e seis potenciais empreendedores, encontros de co-criação, palestras e a experiência na prática dos eventos realizados, foi possível notar a alegria dos 24 expositores e o impacto que a feira teve na autoestima de cada um. Eles têm a consciência do valor e capacidade que possuem juntos.

Para citar alguns exemplos dessa maior integração: Glorinha passou a vender mais e a receber convites para preparar jantares em eventos, além de ampliar a carta de produtos e comprar toalhas de mesa da Dona Claudomira.

Uma outra expositora, Bete, passou a vender seus pasteis diariamente depois do sucesso na feira na região. Já Petinha passou a fornecer quitandas a um hotel, enquanto Nayara triplicou a produção de molhos a base de alho – sendo que ninguém tinha conhecimento dos produtos antes da Feira.

Marília e Lucimara iniciaram a comercialização das “tortas de doces geladas” para o restaurante “Aroma e Sabores” ao mesmo tempo que Alcione, desde a primeira participação na Feira Sabores, iniciou a venda de suas trufas de chocolate no “Rancho do Pote”.

Impactos positivos intangíveis

Claro que ficamos orgulhosas de ver a comunidade se empoderando e co-criando em prol de todos. Mas há certos impactos que nos deixam transbordadas de alegria, que ultrapassam a ideia de um negócio próspero: o desenvolvimento humano.

Glorinha voltou a escrever e agora pode desenhar uma nova história para sua vida e uma outra participante parou de tomar remédios antidepressivos após a consolidação da Feira. Com as visitas de assessoria individual e noções de gestão financeira, Fatinha já está estruturando uma nova possibilidade de negócio e Preta está animada pra retomar o sonho de abrir uma pequena padaria.

A prova de força da Sabores do Morro

– 24 expositores;

– Compreensão de agregação de valor ao produto pelo mercado;

– Consciência da importância da Marca pelos produtores e comunidade;

– Três empresas locais apoiadoras: Rancho do Pote, Fazenda Bom Sucesso e Pousada das Nascentes;

– Parcerias institucionais estabelecidas: Prefeitura Municipal de Catas Altas, ACNASC, APROVART, Projeto Primórdios da Gastronomia Mineira, Associação da Terceira Idade, Paróquia da Igreja Bom Sucesso e Lok Palco.

 

A semente já foi plantada e os frutos, aos poucos, vão sendo colhidos. Os feedbacks positivos só nos confirmam que vale, e muito, apostar e investir em projetos como este, de empoderamento e protagonismo da comunidade, sem modificar sua identidade.

O Morro tem um sabor incrível mesmo!