Skip to main content

Como fazer um 2018 diferente para sua empresa

Um ano novo traz renovações e muda ciclos, inclusive no mundo corporativo. É uma nova fase de investimento em projetos, um orçamento financeiro que se renova e a crença no desenvolvimento e ascensão da empresa, conquista de novos clientes, inovação, renovação da imagem do negócio. E, diante desse cenário, o que deve estar sempre nos planos do negócio é a responsabilidade social corporativa. Ela pode fazer de 2018 um ano diferente para o seu empreendimento.

Por definição do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável “Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo” – trecho da obra de Melo Neto e Froes (1999, p.87).

Muitas empresas já perceberam que não dá mais para tratar a RSC como um acessório ou supérfluo. É hora de incorporar novos valores e fazer diferente, com impacto positivo para a coletividade. Por isso, trouxemos algumas alternativas que podem ser adotadas – ou potencializadas – nos próximos meses pela sua empresa, dependendo das suas particularidades.

  • Não sei nem por onde começar!

É comum que as empresas se sintam perdidas em meio a tantas possibilidades de investir socialmente interna e externamente, atuando nas mais variadas causas que podem ter relação com seu território, produto, cliente ou outro. Como se decidir?

Uma boa forma de começar é estudar o mercado. Boas decisões são tomadas com base em boa informação. O que seus concorrentes têm feito? Quais as melhores práticas do mercado?

Confira nesse projeto Benchmarking de Práticas Socioambientais para Toyota como funciona.

  • Invisto em um projeto há anos, mas vejo pouco resultado

Isso é comum também. Muitos projetos sociais e ONGs são formados por pessoas extremamente bem-intencionadas e apaixonadas pelas causas que defendem. Muitas vezes, contudo, mesmo recebendo recursos de empresas apoiadoras, falta às iniciativas capacidade de auto-gestão, captação diversificada de fundos, otimização de custos administrativos e governança institucional. Com o desenvolvimento das habilidades e com as ferramentas adequadas, essas iniciativas podem gerar mais impacto e garantir sua manutenção em médio-longo prazo.

O Instituto Arara Azul, apoiado pela Fundação Toyota, passou por um processo dessa natureza. Confira aqui. 

  • Queria criar um projeto social que ajudasse a resolvesse o meu problema de resíduos

Otimizar recursos e criar estratégias assertivas estáno DNA das empresas mais bem-sucedidas. E porque não levar esse DNA para a responsabilidade social corporativa, já que a proposta é que ela seja incorporada à rotina da empresa?

Criar projetos que gerem impacto positivo para a coletividade e minimizem algum problema da empresa (como o resíduo, por exemplo) é uma excelente estratégia ganha-ganha.

Na Raízes desenvolvemos com a Brennand Cimentos, no Projeto ArteCarste, alternativa para uso de recortes de saco de cimento que viraram porta lixo de carro, ecobags, marcadores de livros e vários brindes nas mãos das artesãs do entorno. Esses produtos são recomprados pela empresa que apoia a sustentabilidade do grupo e hoje presenteia seus parceiros e clientes de forma diferenciada.

  • Queria um projeto que ajudasse a me relacionar melhor com o território que estou inserido

Projetos sociais que beneficiam comunidades também fazer parte da responsabilidade social corporativa. Sua empresa pode apadrinhar uma iniciativa, por exemplo, ou desenvolver ações próprias para a comunidade ao entorno.

Uma alternativa sustentável é a geração de renda. Na Raízes, somos especialistas na elaboração desses projetos. Em especial, nos que desenvolvem o turismo local, têm mulheres como protagonistas e beneficiam a produção associada ao território como o artesanato, a gastronomia, a cultura e agroecologia. Esse ciclo garante que aquela comunidade se desenvolva e atraia turistas.

Aproveite para ler o artigo Por que implantar um projeto comunitário no entorno de sua empresa?, no qual falamos dos benefícios mais detalhadamente.

 

Quer pensar a responsabilidade social da sua empresa ou implantar algum projeto socioambiental? Entre em contato com a gente!

Somos especialistas em desenho e implementação de projetos sociais, tendo impactado mais de 3 milhões de pessoas indiretamente.