Skip to main content

Mulheres da Amazônia recebem coletores menstruais e orientação sobre saúde feminina

O projeto Dona do Meu Fluxo, idealizado e executado pela Raízes em parceira com a Korui, tem nova data e local para acontecerem! Desta vez, ele vai beneficiar as mulheres da Amazônia, especificamente das ilhas de Cotijuba e Cametá, no Pará. E uma outra novidade: desta vez teremos também o apoio da Natura, empresa que partilha conosco e com a Korui o desejo e a missão de valorizar e empoderar as mulheres. 

Assim como na edição anterior, que foi pioneira, o objetivo é levar informações sobre o uso do coletor menstrual, mas também sobre escolhas saudáveis, direitos da mulher, sexualidade, Sagrado Feminino, sororidade e mais, por meio de workshops lúdicos e descontraídos. A ação está prevista para o final do mês de setembro, quando serão doados os “copinhos” às mulheres ribeirinhas com poucas condições de acesso aos coletores menstruais.

 

Por dentro do território 

Cotijuba é uma das 42 ilhas que integram o arquipélago de Belém. O local foi transformado em Área de Proteção Ambiental e preserva ricas fauna e flora. Basta atravessar o rio para chegar até os 15 quilômetros de praias de água doce e morna banhadas pelas Baías do Marajó e do Guajará. 

Cametá, por sua vez, apresenta uma beleza rústica e natural bastante apreciável. Lá nasceram várias danças e costumes tradicionais do Pará. Sua festa junina é famosa e também um dos melhores carnavais do estado acontece nesta cidade. 

 

A força feminina 

As mulheres dessas duas ilhas atuam em grande parte na colheita do Castanha-do-Pará, conhecida nacional e internacionalmente. O território também fornece matéria-prima para grande parte dos produtos fabricados e comercializados pela grande nacional de cosméticos Natura, por isso também seu interesse em apoiar a iniciativa, beneficiando ainda mais a região. 

Considerando os dois aspectos, territorial e social, essa torna-se ainda mais importante do ponto de vista ambiental. Teremos a possibilidade de conscientizar as comunidades que vivem ali e alertar também sobre o lixo e o descarte, que é quase sempre um problema, especialmente em ilhas. E esse é um dos inúmeros benefícios do coletor menstrual: ele elimina o uso dos absorventes descartáveis por até 10 anos. Pense em quanto lixo pode ser poupado…

 

Dona do Meu Fluxo em números 

Em 2017, a ação Dona do Meu Fluxo percorreu com uma equipe voluntária quase 3mil km. Foram 11 dias pelo sertão mineiro, distribuindo centenas de coletores menstruais para as mulheres dessas comunidades mineiras mais vulneráveis.  

A experiência da nossa ação social como um todo foi ótima, muito rica, pessoalmente e profissionalmente, e divertida para todas. Trouxemos diversas histórias e relatos para contar, sem falar da sintonia entre Raízes e Korui, que foi a melhor possível. Tão boa que vai se repetir! 

[Aproveite para saber mais sobre a edição anterior aqui]. 

Estamos ansiosas para viver mais uma vez esse diálogo e troca com mulheres tão fortes e inspiradoras. E se você também quer experienciar um pouco disso com a gente, siga, curta e acompanhe as publicações nos perfis oficiais da ação no Facebook e Instagram. É só buscar pelo @donadomeufluxo. Divulgar a ação também é uma forma de contribuir!  

Obrigada e em breve, traremos mais novidades sobre isso.