Skip to main content

Igualdade de gênero: por que precisamos falar sobre isso?

Um dos maiores festivais musicais do planeta, o Rock in Rio, foi marcado por um emocionante depoimento de Gisele Bündchen em sua última edição, em setembro. Emocionante, pois ela quebrou o protocolo padrão do evento expondo um lado bem humano ao lançar o projeto mundial Believe Earth/Amazônia Live. Abraçado pela organização do show de rock, a iniciativa visa jogar luz sobre questões ambientais, como a proteção da floresta amazônica, e sociais, como a igualdade de gênero.

 

E por que, afinal, precisamos falar sobre isso?

O Believe Earth se expressa de várias maneiras. Lançado no dia 15 de setembro de 2017, no RockInRio, o movimento se define como “conteúdo, ação, virtual e presencial”. Ele é uma identidade que valoriza as pessoas e suas micro e macro revoluções. Que quer inspirar a transformação e concretizar o sonho de um futuro melhor – é possível.

Falar sobre essas questões educa as pessoas, dissemina ideias e projetos. Ganha espaço, ganha o mundo. Por isso, uma das manifestações do Believe Earth é uma plataforma que reúne iniciativas de “pessoas”, “soluções” para o planeta, “fatos” – com informações relevantes –, e também um menu dedicado às “ONU ODS”, com projetos ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

E adivinhem quem aparece no item 5. IGUALDADE DE GÊNERO, com o objetivo de “alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas”? Pois é, a Raízes!

Contamos um pouco de nossa trajetória desde os primeiros passos. Desde quando a Raízes Desenvolvimento Sustentável ainda não era Raízes. Quando ela tinha a vontade de nascer, mas ainda não havia se manifestado. O fato é que desde as nossas primeiras iniciativas sempre buscamos a igualdade de gênero, não só dentro de “casa” como dos projetos que criamos, estruturamos, auxiliamos.

Ver tantas iniciativas de empoderamento feminino nos enche os olhos e o coração. Precisamos sim falar sobre isso. A todo momento, a toda hora, até mesmo depois de conquistarmos a tão almejada igualdade de gênero em sua totalidade. É possível? Como diz o slogan do Believe Earth, “se você acreditar, o futuro pode ser inacreditável”.