Nem só de praia deve viver o turismo e, infelizmente, essa é a atual realidade na Guarda do Embaú. O destino, na costa de Santa Catarina, é um verdadeiro paraíso natural! Referência em surf, repleto de trilhas em áreas de proteção ambiental, banhado pelo Rio da Madre e rico em uma cultura que inclui a pesca, culinária, música e manifestações rurais que remetem sua origem açoriana, quando o frio chega, perde o público e a potência em turismo…
Por isso, por meio do crowdfunding na Garupa – plataforma responsável por campanhas do gênero, focadas em turismo – foi criada uma campanha com o objetivo de lançar um roteiro de inverno. E, assim, equilibrar o turismo ao longo do ano e valorizar a história, a cultura e as pessoas do lugar.
Um novo jeito de pensar e viver
No último ano, a Raízes, em parceria com pescadores, surfistas, mães e moradores locais criou o projeto “Guarda Viva: um novo jeito de pensar e viver a Guarda do Embaú”. A origem foi com workshop participativo que desenvolvido junto com a Biofair.
“Esse workshop consolidou o surgimento do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da Guarda do Embaú e tudo isso é só o começo de um projeto de qualidade de vida que está sendo pensado e desenvolvido coletivamente e permanentemente aberto a novos parceiros”, comenta Mariana Madureira, sócia-diretora da Raízes e co-gestora do projeto.
Assim, um dos objetivos de desenvolver esse roteiro por crowdfunding é criar engajamento e trazer novos atores para o roteiro.
“O que mais gostei no processo foi a adesão dos moradores e empresários. Recebemos muitas doações de recompensas e apoio para criar o vídeo [que você vê abaixo!], desenhar o roteiro e contar essas histórias. Tudo isso é novo! Tivemos que fazer escolhas para cuidar desse lugar tão especial e tem que ser um jeito novo, pois do jeito velho não traz mais bons resultados”.
Para entender em detalhes – e imagens! –, confira o vídeo da campanha.
Na página oficial no Garupa, é possível contribuir com diferentes valores e saber para onde a verba vai, desde as diferentes recompensas ao grande propósito final: a viagem piloto em setembro!
Aproveite e, para entender mais sobre o conceito de crowdfunding e porque a Raízes acredita tanto nele, assista a um de nossos Cafezim sobre o tema: