Foi em março de 2020, logo no início da pandemia, que demos início ao Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito, em Minas Gerais. Cerca de 30 meses depois, celebramos juntos o encerramento de uma etapa dessa linda história – só uma, afinal a conexão criada e toda a troca vai permanecer sempre em todos nós.
A festividade de encerramento foi muito especial, porque conseguimos a presença de todos os empreendedores, todas as associações e também várias autoridades da região. Entre eles estavam o prefeito da cidade, Orlando Caldeira, diretorias e secretariado do município de Itabirito, Minas Gerais.
Para fechar esse ciclo de Transformação Social, tivemos várias experiências e atividades que proporcionaram uma noite muito emocionante, conduzida pelas mestres de cerimônia do grupo Flor de Maio. Foram elas:
- Música Viva: com o Coral Canarinhos de Itabirito e o Grupo de Teatro de São Gonçalo do Bação;
- Estandarte da Recita: com o Coletivo Memória de Agulha e a Associação dos artesões de Itabirito;
- Barro Mel: uma experiência de cerâmica e mel com a apicultora Ana Nonato, e a ceramista e artista plástica Ana Menezes.
Teve ainda show com o Serginho Barbosa, caldos oferecidos pelo Empório 77 e sobremesas feitas pela Elvia Nequini Confeitaria, demostrando a união e força do fazer coletivo.
A mensagem final foi de olhar para esse caminho que se abriu pós-pandemia com generosidade. Com isso, podemos cocriar soluções que impactem não apenas os pequenos negócios, mas todo o universo envolvido nas iniciativas.
Mais sobre o Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito
Durante o primeiro ano, ele ocorreu de forma totalmente virtual. Aos poucos, foram acontecendo algumas ações presenciais, para finalmente se tornar um modelo híbrido.
Esse projeto teve um total de 30 meses, entre os anos de 2020 e 2022, contando com várias etapas de resultados muito qualitativos e potentes. Sempre teve altíssimo grau de engajamento, de coesão social, de apoio mútuo e de sentindo de pertencimento de todos os beneficiários envolvidos.
Agora vamos falar um “cadim” de resultados
Tivemos vários resultados positivos ao final do Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social de Itabirito, mas um que destacamos é o da beneficiária Fernanda Carolina, empreendedora do Empório 77, um bistrô gastronômico da região. Ela conta que, no início das ações, havia pensado em desistir. Mas, devido à iniciativa, transformou seu modelo de negócio.
“Este projeto deixa um legado gigante em nossas vidas e na cidade. Continuaremos levando para o mundo tanto aprendizado e devolveremos em dobro tudo o que recebemos! Vocês nos sustentaram como Raízes que são”, completa.
Outro resultado significativo foi a criação da Rede Criativa de Itabirito (Recita). O desafio é consolidá-la usando um modelo sociocrático – que é basicamente uma gestão de governança horizontal.
“Desejamos que a Recita possa ser um exemplo de uma rede orgânica e, de fato, criativa ao gerar soluções para esse universo empreendedor. No mais, que traga ressonância na possibilidade de desenvolver o território de uma forma humana, empática e principalmente colaborativa”, comenta Jussara Rocha, coordenadora do projeto pela Raízes.
Celebrar faz parte do processo
A Raízes Desenvolvimento Sustentável acredita na inovação e na conexão como principal forma de trabalho, o que permite que atores locais e desenvolvedores sociais tragam soluções criadas coletivamente por meio da escuta ativa dessa comunidade. Escuta essa que é nosso principal pilar de atuação, porque acreditamos que as pessoas são atores de transformação social de suas próprias realidades. E colocamos um megafone na voz daqueles que querem ser ecoados mundo afora.
Vem ecoar com a gente nessa?