A seleção do destino para uma viagem de inspiração tem a ver com o público – geralmente empreendedores de pequeno porte que apoiamos em projetos de mentoria, incubação ou aceleração. Tudo depende do projeto, do custo-benefício, da disponibilidade dos envolvidos etc. para que o roteiro possa ser aproveitado ao máximo. Nesse caso, o papel da Raízes é fazer essa curadoria e a articulação com os parceiros locais que receberão os empreendedores beneficiados por um projeto, além de acompanhar todo o processo.
Muito mais do que um passeio – cuja visita à praia, por exemplo, pode inspirar –, essa ação tem um propósito muito específico. Por isso, para que essa ferramenta atinja os melhores resultados é importante ter métodos criteriosos:
– Mapear iniciativas semelhantes;
– Ter claro o objetivo da viagem;
– Articular parcerias com atores locais que possam apresentar as iniciativas detalhadamente; mostrando como funcionam e que realizem, por exemplo, rodas de conversa com os empreendedores que a visitam.
Tudo envolve um planejamento com objetivo claro. Com o melhor destino mapeado – tendo semelhanças o suficiente para que esses empreendedores se vejam naquela realidade –, já in loco, a realização desses encontros de troca de informação passa também pela orientação dos empreendedores-visitantes.
Eles recebem antecipadamente toda a instrução e até um material para irem acompanhando e preenchendo. É uma espécie de guia para orientar a observação, pois desta maneira uma pessoa que não está habituada a ter esse tipo de olhar crítico, de conexão com outras referências, pode ser orientada a desenvolvê-lo. Com isso, nos casos em que nem todo o grupo de beneficiários viaja, os que fizeram parte dessa ação conseguem reproduzir para os outros o que de útil absorveram, por meio de conversas, anotações, fotos e vídeos. Geralmente existe um encontro sistematizado para esse repasse de conhecimentos.
No caso de empreendedores de turismo ou projetos de desenvolvimento territorial de turismo, realizamos famtours e presstrips incluindo operadores e agentes de turismo, jornalistas especializados e influenciadores digitais de turismo. Veja como funcionou no caso de Resplendor.