Felicidade é, de acordo com o dicionário, o estado de uma consciência plenamente satisfeita. É assim que estamos aqui na Raízes. Na última terça-feira, dia 23, no Centro de Pesquisa e Formação do SESC, participamos da primeira roda de conversa sobre o Turismo de Base Comunitária (TBC) do Estado de São Paulo. O encontro foi um sucesso!
Um dos destaques foi a presença do público, surpreendente até, que teve o triplo da quantidade esperada. O encontro contou com ampla representatividade, tais como governanças municipais e do estado, agentes e lideranças comunitárias, operadores de turismo, além de antigos e conhecidos atores de debates. Alguns destes estiveram na vanguarda do movimento do Turismo de Base Comunitária.
O evento contou com a organização da consultora autônoma Thalita Tomazetti, e apoio do SESC, do Grupo de pesquisa Territorialidades, Políticas Públicas e Conflitos na Conservação do Patrimônio (PROMUSPP-USP), da Plural e do Projeto Bagagem, que tem a Raízes exercendo a secretaria executiva.
De acordo com a nossa supervisora Mayra Ykeizumi o encontro “mostra a carência de eventos desse tipo no nosso Estado. Mostra também como existem organizações interessadas e atuantes no assunto, mas que não tinham ‘quem procurar’”.
Todos pudemos trocar experiências, ver o que acontece e o que tem sido feito no estado de São Paulo, no âmbito do TBC. Aprender. Ensinar. Inspirar-se!
A roda de conversas serviu, ainda, como um aquecimento para o II Encontro da Rede Turisol. Entre 12 a 14 de agosto estaremos em Brasília-DF juntas com os amigos do Bagagem, a fim de fortalecer o turismo de base comunitária no Brasil.
Por essas e outras podemos dizer que o TBC segue vivo e mobiliza muitas pessoas.
Nascendo novamente ou crescendo…
Pode dizer como quiser, mas fato é que há muita gente engajada. E quando fazemos juntos, tudo acontece!