A Raízes, preocupada em aprimorar e expandir seu conhecimento de área, participou de mais um curso ligado a gestão e produção relacionada a desenvolvimento sustentável. Mayra Sayuri, nossa supervisora, esteve presente no evento sobre Produção Cultural e Economia Criativa no Vale do Jequitinhonha, que aconteceu no Sesc Vila Mariana ministrado pelo professor Joaquim Celso Freire.
“O curso foi muito bom para ampliar meu conhecimento sobre a região que atuamos e levá-lo até nossa sede”, afirma Mayra. “Além disso, o curso me fez apaixonar ainda mais pelo Vale do Jequitinhonha. Sempre fico surpresa pela quantidade de artistas que a região guarda. É incrível!”.
O artesão Ulisses Mendes, que mora no Jequi e participou do curso, apresentou alguns argumentos que apontam para as transformações culturais da região e seus consequentes impactos na produção cultural no local. Para ele, a região agora é mais respeitada, bem como a figura do artesão em si. A estrutura das moradias e do estilo de vida cotidiano destes profissionais também é uma melhoria notável.
Nas palavras de Mayra, “o melhor de notar as riquezas do Jequi é que elas são imateriais, sabe? Fazem parte da veia de cada morador da região”.
E falando em mão no barro, vale ressaltar que o curso terminou exatamente assim. O artesão levou barro próprio para uso, e os alunos tiveram a oportunidade de fazer algumas peças e usar a criatividade. “É encantador. Voltei do curso querendo ouvir mais e mais estórias dos moradores do Vale”, finalizou Mayra.
A Raízes é um negócio social de promoção de desenvolvimento sustentável. Criada em 2006, acumula experiência em diversos projetos principalmente de turismo, associativismo e desenvolvimento local. Promover experiências e enriquecimento cultural às pessoas, além de entregar soluções sustentáveis de desenvolvimento local são a nossa paixão.