Skip to main content

Raízes DS é uma das finalistas do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America

Em 2023 acontece a 3ª edição do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, que, para nós, tem um gostinho especial neste ano… Somos um dos negócios finalistas por conta dos roteiros de volunturismo do projeto Dona do Meu Fluxo (DMF)!

A WTM acredita que “incentivos e direcionamentos locais e globais em diversas medidas que prezam por um turismo mais responsável têm o poder de mudar o rumo da nossa indústria”. Por isso, idealizou essa iniciativa que promove histórias inspiradoras do setor de viagens e turismo para a promoção do desenvolvimento sustentável na América Latina.

A premiação busca trazer os temas mais urgentes para a conservação do meio ambiente, inclusão e diversidade, desenvolvimento econômico justo e promoção das relações entre turista e seu destino de viagem, em seis categorias:

🔸Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos
🔸Melhores conexões significativas
🔸Melhores modelos de compras locais, artesanato e alimentação
🔸Abordando as mudanças climáticas
🔸Melhores soluções para a promoção da diversidade e inclusão
🔸Melhores iniciativas para a conservação da natureza

A Raízes Desenvolvimento Sustentável aparece como finalista na categoria Melhores soluções para gestão de resíduos plásticos da 3ª edição Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America. Confira abaixo o que diz o descritivo sobre esse tópico.

“Os resíduos plásticos estão no centro de uma das principais crises ambientais que afetam a saúde do nosso planeta e a indústria do turismo gera resíduos por meio do uso de plásticos descartáveis. O setor também sofre com resíduos gerados por outras atividades, que poluem corpos hídricos e praias, contribuindo para o acúmulo de lixo nos destinos. Localidades e empresas de turismo podem lidar com os resíduos proibindo materiais descartáveis, retirando o plástico dos espaços públicos e da natureza e fazendo o descarte de forma segura. Iniciativas que reciclam e isolam, gerando receita suficiente para pagar pela coleta e removê-los do meio ambiente de forma adequada. Os oceanos exigem uma ação urgente e em grande escala. Os juízes estão procurando exemplos nos quais uma empresa ou destino turístico tenha desenvolvido maneiras de remover resíduos plásticos do meio ambiente”. 

Um pouco mais sobre a iniciativa que levou ao Prêmio

O DMF é um projeto social próprio da Raízes em parceria com a Korui. Por meio de oficinas, empoderamos mulheres e meninas, e buscamos combater a pobreza menstrual com a doação de coletores menstruais. Nos anos de 2019 e 2022, realizamos duas expedições com roteiros de volunturismo (um a cada ano, com essa pausa por conta da pandemia) na Amazônia brasileira, especificamente nos estados Pará e Amazonas. As viajantes puderam vivenciar todas as ações do projeto, além de interagir com as mulheres beneficiadas, conhecer as belezas da cultura e da natureza local.

“Vemos o volunturismo do Dona do Meu Fluxo como uma solução criativa para tratar além da questão da pobreza menstrual, a questão do lixo em lugares mais afastados, especialmente na Amazônia, que foi onde fizemos as edições do projeto com o turismo. Neste caso, o turismo entra como uma ferramenta de viabilização de um projeto social que tem esse apelo ambiental forte. O uso de absorventes convencionais gera, por ano e por mulher, cerca de 5kgs de lixo não reciclável – o que inclui plásticos que levam centenas de anos para se decompor. Cada coletor doado pode evitar 50kg de lixo (pois dura até 10 anos), ajudando a preservar, inclusive, os rios, dado que geralmente nas comunidades ribeirinhas esses resíduos não têm uma destinação correta”, conta Mariana Madureira, diretora da Raízes.

Desta maneira, o turismo entra como ferramenta de viabilização de um projeto que, além de tratar a pobreza menstrual, também é uma solução ecológica para lidar com a menstruação e diminuir o lixo plástico que não tem destinação correta no norte do país.

Venha nos prestigiar!

A cerimônia de premiação acontece durante a WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo capital. Será no dia 04 de abril, terça-feira, às 18h,  no Explore Transformation Theatre. Esperamos por você!