Skip to main content

Por onde plantamos raízes em 2021

O novo ano começou há exatamente uma semana e estamos aqui, cheias de vontade de fazer acontecer! E como faz parte do “celebrar” honrar o que foi e pensar no futuro, que tal relembrar com a gente alguns dos momentos marcantes da Raízes Desenvolvimento Sustentável em 2021?

 

O ano foi marcado pela continuidade e pelos belos frutos do Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social para o município de Itabirito, região metropolitana de Belo Horizonte. Depois de toda mobilização e formação à distância em 2020, sobre a qual falamos no texto sobre os desafios de dar início a um projeto social estando longe do território, fechamos o ano com um lindo encontro presencial marcando o lançamento da Rede Criativa de Itabirito.

 

Em março, ficamos sabendo do lançamento do livro Travel to Brazil, the Cookbook (Viagem ao Brasil, o Livro de Receitas em tradução livre para o português), da Polyana Ferreira, mulher empoderada, empreendedora de viagens, cozinheira caseira e amante de todas as coisas relacionadas à cultura brasileira. Uma das receitas é de Glória Honorato, a Glorinha, que conhecemos em meados de 2015, quando demos início ao projeto de Geração de Renda no Morro d’Água Quente, no distrito de Catas Altas, Minas Gerais. E ficamos imensamente felizes por termos feito essa conexão!

Um outro apoio que conseguimos dar a beneficiárias de projetos já concluídos foi a indicação das Flores do Carmo Tecelagem Artesanal para as mentorias do Ser + Impacto, programa desenvolvido pelo Impact Hub Beagá e o ICE com o apoio da Raízes, da Patrus Transportes, VGR Resíduos e WayCarbon. Com as mentorias as nossas flores aprenderam um pouco mais sobre mensuração e comunicação de impacto!

 

Dois meses depois, concluímos o Estudo de Uso Futuro da Mina de Águas Claras (MAC), em Minas Gerais. Um das principais responsabilidades da Raízes nesse estudo multidisciplinar foi caracterizar o território sob aspectos socioeconômico, socioambiental e cultural. Era importante entender a vizinhança da MAC, lançando luz sobre as especificidades desse território e às diferentes realidades socioeconômicas entre os aglomerados subnormais e condomínios de luxo, as paisagens do sudeste (zona rural e áreas de conservação) e do noroeste (ocupação urbana intensa e vertical). Fomos também responsáveis pela escuta ativa de stakeholders internos e externos, em entrevistas e reuniões que engajaram mais de 700 pessoas.

No mesmo mês encerramos o Programa de Empreendedorismo Social Comunitário (PESC) em Periquito, um projeto de empoderamento de mulheres tapeceiras que a Raízes desenvolveu por 3 anos em parceria com a Fundação Vale. Vencedor do Prêmio Conecta de Sustentabilidade e do Prêmio Ser Humano, o fim do projeto foi celebrado com esse lindo vídeo!

Ainda em maio, o Dona do Meu Fluxo atingiu mais de 2,5 mil beneficiárias e lançou um site próprio! Em julho, nos juntamos à Route Brasil em ações nas periferias de capitais brasileiras e ultrapassamos as 3 mil doações. E, em dezembro, fomos  até o Território Indígena do Xingu (TIX), onde realizamos mais 1,5 mil doações em parceria com Movimento Mulheres do Território Indígena do Xingu (MMTIX) e Bela Gil.

 

Em junho, a Raízes Desenvolvimento Sustentável concorreu pela segunda vez ao Prêmio WEPs Brasil 2021 – Empresas Empoderando Mulheres e levou o Troféu Prata da Categoria Pequenas Empresas.  No mês seguinte, fomos reconhecida como uma das Empresas B Melhores para o Mundo ™ (Best for the World ™ B Corps) de 2021. Este ano assumimos, ainda, o compromisso Net Zero 2030 e colaboramos com a campanha Fome de Ação para distribuição de cestas básicas para aqueles mais atingidos pela crise sanitária e econômica do país.

E agosto foi mais do que especial com a nossa comemoração de 15 anos de empresa. Para celebrar, fizemos um re(encontro) virtual, contando com a presença de pessoas especiais que já passaram pela nossa equipe –  e teve direito até a um vídeo publicado no nosso canal no Youtube (já se inscreveu por lá?)!

 

Anunciamos em setembro a nossa parceria com a Conservação Internacional Brasil e apoio do WWF Brasil para a execução do Projeto de Mentorias do Programa Turismo + Sustentável. A iniciativa acontece no território Abrolhos Terra e Mar, no Extremo Sul da Bahia. Em novembro, compartilhamos quais foram os 10 empreendimentos selecionados para receber nossas mentorias.

Realizamos ainda boas ações curtas como a realização do workshop sobre Planejamento Turístico para os municípios do Circuito Turístico do Ouro em Minas Gerais, o Diagnóstico de Uso Público para o Plano de Manejo do Monumento Serra das Torres no Espirito Santo e uma dezena de aulas, palestras e lives.

 

Também participamos, em outubro, da 3ª edição da Pesquisa Empresas Humanizadas. O objetivo foi entender como a Raízes é vista e o que se espera dela para, com base nesse entendimento, colocar a visão dos nossos stakeholderes no centro do planejamento de nossas ações no mundo. O resultado foi ótimo e inspirador: nota 89 no quesito confiança da sociedade, acima da média das empresas de melhor desempenho! Ficamos muito honradas com a sua confiança. 😊

 

Em novembro, lançamos mais um vídeo no nosso canal no Youtube, desta vez falando sobre interseccionalidade nas questões de gênero. Vale a pena assistir a essa valiosa contribuição das nossas consultoras Carolina Paiva, Jussara Rocha e Lucila Egydio. Ah, assista também o vídeo sobre colaboração com Lizandra Barbuto, também editado em 2021!

Foi no finalzinho do ano que começamos, também, o Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social em Barão de Cocais. Muito inspirado no sucesso em Itabirito, o foco nesse novo território será, contudo, o empreendedorismo feminino na gastronomia e artesanato, o planejamento rural e o associativismo. As expectativas são grandes para o início concreto das ações nesse lugar que tanto prezamos e onde realizamos um diagnóstico social em 2019.

E finalizamos o ano com um presente para você – na verdade muitos deles: uma lista indicações e trocas oferecidas pela equipe durante a nossa última prosa de 2021.

 

Para o ano que chega, esperamos que as raízes já existentes se finquem ainda mais. Que novas sementes virem frutos saborosos e flores que, para além da beleza, exalem perfume. Esperamos que todas as informações colhidas, que cada escuta, cada feedback, virem aprendizado e, mais do que isso, ação. Estamos prontas!

Foto: Larissa Pedrosa