Caraíva, Porto Seguro – BA
O Forró do Pelé existe há 34 anos levando alegria a moradores locais, sobretudo na baixa temporada, e a turistas da Ilha de Caraíva. Gerido de forma familiar, o forró tem relacionamento forte com o território e longas parcerias. É um símbolo da resistência da cultural local.
Caravelas – BA
A Natura Ecoturismo é uma empresa especializada em realizar experiências imersivas em ambientes naturais conservados e que tem como missão criar oportunidades para que as pessoas realizem seus sonhos na natureza. Com pacotes ecoturísticos exclusivos, a empresa oferece experiências inesquecíveis que permitem às pessoas se conectarem com a natureza de maneira profunda e significativa. O diferencial do negócio são as expedições científicas que aproximam leigos da ciência e financiam pesquisas.
Caravelas – BA
A Petiscaria Sol e Mar, iniciativa coordenada pela Associação de Moradores Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas, surgiu como um novo empreendimento de Turismo de Base Comunitária (TBC) da Associação, aproveitando a proximidade do Parque Nacional de Abrolhos.
Operando há pouco mais de um mês na Praia do Grauça, envolve diretamente cerca de 50 jovens da comunidade, promovendo a geração de renda através da venda de produtos locais como salgados artesanais e polpas de frutas.
14. Pousada Corais de Abrolhos
Caravelas – BA
A Pousada Corais de Abrolhos, localizada em Caravelas, é uma pequena pousada familiar gerida por Marluce Santos de Carvalho Miccolis e seu marido, Alexandre Miccolis. O empreendimento foi construído com materiais renováveis e reciclados, refletindo um forte compromisso com a sustentabilidade. Destina-se principalmente às famílias e casais que visitam a região para explorar os corais de Abrolhos.
Barra Velha, Nova Viçosa – BA
O Quiosque Ilha do Cascalho é um empreendimento familiar com mais de uma década de experiência, localizado dentro da Reserva Extrativista (Resex) de Cassurubá, operando com autorização da mesma. Sem energia elétrica, o negócio funciona no modelo barraca de praia, servindo alimentos e bebidas e atendendo principalmente turistas com produtos locais, como água de coco fresca.
16. Restaurante Tempero das Bahianas
Barra de Caravelas – BA
O Restaurante Tempero das Bahianas, situado no Centro de Convivência dos Pescadores em Caravelas, é um empreendimento comunitário. A iniciativa faz parte de um projeto de turismo de base comunitária promovido pela Associação de Moradores, Pescadores e Marisqueiras de Barra de Caravelas. É operado por mulheres que, além de pescadoras, dedicam-se à gastronomia, oferecendo pratos típicos preparados com ingredientes locais. Surgiu para oferecer pratos saborosos a preços justos aos moradores locais, mas caiu no gosto também dos visitantes.
Prado – BA
O projeto Rota Maturembá existe há sete meses e realiza vivências em meio natural com a observação de aves através do turismo comunitário nas Aldeias dentro do Parque Nacional do Descobrimento, em Prado. Divulgam o uso público em Unidade de Conservação incentivando a conservação das espécies e gerando renda para a comunidade tradicional Pataxó.
Caravelas – BA
O Roteiro Tapera e Miringaba é uma proposta de turismo de base comunitária da Associação Comunitária da Tapera e Miringaba operado pelos moradores locais em suas atividades. É uma forma de vivenciar a biodiversidade e as tradições culturais da zona ribeirinha de Abrolhos com foco na preservação da sociobiodiversidade.
Belmonte – BA
A Sustentamar é formada por um grupo de Mulheres que está concretizando o sonho de sair da invisibilidade, agregando valor aos peixes e mariscos e, através do trabalho na pesca, abrindo portas para o turismo sustentável acontecer na comunidade. Trabalham com culinária tradicional, prática do beneficiamento dos mariscos e tradições culturais como Samba de Roda e a Contradança.
Cumuruxatiba, Prado – BA
O Tradicional Pé Rachado é um empreendimento que atua há 10 anos no cartão-postal de Cumuruxatiba, em frente ao antigo píer de madeira. São beneficiários da Reserva Extrativista Marinha do Corumbau (Resex Corumbau), garantindo acesso e cuidado com a praia e resistindo na área central e nobre de Cumuru. O estabelecimento funciona como barraca de praia e promove eventos e trabalhos culturais.
O 1º encontro dos mentorados aconteceu no dia 19 de junho e reuniu as iniciativas selecionadas e os representantes da Conservação Internacional, Futuri e Raízes Desenvolvimento Sustentável.
A reunião incluiu uma conversa com Diretrizes e Melhores Práticas para Participar das Mentorias Online, conduzida por Mariana Madureira, da Raízes. Thaís Guimarães, coordenadora sênior de projetos da Conservação Internacional (CI-Brasil), apresentou um histórico da organização na região e o projeto Turismo + Sustentável. Bruna Canal, por sua vez, apresentou a Futuri e os benefícios de se tornar um parceiro da nossa aliança. Já os mentorandos compartilharam detalhes sobre seus negócios e suas expectativas para o projeto.
A mentoria segue até dezembro de 2024, e estamos na expectativa dessa bela jornada!
Foto de capa: Reprodução/Natura Ecoturismo