A Raízes Desenvolvimento Sustentável contribuiu mais uma vez para disseminar o turismo sustentável pelo Brasil. O 1º EDITM – Encontro de Desenvolvimento Integrado do Território da Mantiqueira contou com a participação da sócia Jussara Rocha para estar à frente do painelRoteirização e a Integração do Território, que aconteceu na última quarta-feira (18), às 10h40.
O evento intitulado O Papel do Turismo na Integração do Território teve o propósito de discutir e transformar a potencialidade turística da Mantiqueira em produto comercializável – uma das atividades da Raízes, a exemplo do que já implantaram no Vale do Jequitinhonha com o projeto do Barro à arte.
Entre os convidados do encontro estavam personalidades e empresas do setor que se reuniram no Orotour Garden Hotel, em Campos do Jordão (SP). Além do bate-papo com a Jussara, aconteceram ainda outros três painéis e uma palestra de encerramento, organizados pela ADITM (Associação de Desenvolvimento Integrado do Território da Mantiqueira) e COSPE Itália, parceiras do Programa Brasil Próximo do Governo Federal em cooperação com a Itália.
Assim, dia a dia, evento a evento, a Raízes colabora para valorizar a integração da identidade regional com enfoque nas dimensões cultural, ambiental, econômica e social.
Sobre o programa Território Mantiqueira
O Território Mantiqueira foi constituído em 2005 por 15 municípios numa parceria da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República com a Região Toscana na Itália. Depois de várias reformulações, conta hoje com 12 membros, sendo 09 mineiros e três paulistas.
O programa tem como finalidade básica transformar o potencial turístico desta região num produto integrado e diferenciado, valorizando a identidade regional com destaque para as características singulares de cada município e trabalhando suas vertentes de forma unificada e colaborativa.
Para gerir esta proposta foi criada a ADITM (Associação de Desenvolvimento Integrado do Território Mantiqueira). Sem fins lucrativos, a entidade tem autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e trabalha de forma voluntária, contando com a participação dos municípios integrantes na execução de suas ações.