Pausar, respirar, refletir, cocriar. Os momentos de imersão aqui na Raízes são cruciais para promover a conexão e coesão dentro da nossa equipe. Essa prática oferece uma série de benefícios que podem melhorar o desempenho geral e a dinâmica de trabalho, além de promover o bem-estar e aliviar o estresse.
Por isso mesmo, buscamos realizar anualmente esse encontro com a equipe fixa, para estarmos próximos e pensarmos em estratégias para os próximos meses. E a nossa última edição desse grande encontro aconteceu no Sítio Sertãozinho, um espaço aconchegante e tranquilo no município de Moeda em Minas Gerais, entre os dias 05 a 08 de fevereiro.
Trabalhamos algumas questões de alinhamento da equipe, indicadores, definição de persona e gestão de pessoas. Mas além das reuniões, tivemos momentos de troca mais pessoal, com caminhadas em contato com a natureza pelo sítio, tempo de banho de sol e piscina e jantares com a equipe.
Na noite de quinta-feira, ainda passamos uma noite em Belo Horizonte e pudemos curtir um dos tradicionais blocos da região, o Chama o Síndico, e reencontrar amigos e parceiros que estavam por lá.
A importância desses momentos
Um estudo recente realizado por economistas da Universidade de Warwick, uma das principais Universidades do Reino Unido, descobriu que a felicidade levou a um aumento de 12% na produtividade, enquanto os trabalhadores insatisfeitos eram 10% menos produtivos. A pesquisa afirma que equipes mais satisfeitas e motivadas geralmente apresentam melhor desempenho. Sendo assim, proporcionar momentos de descontração e lazer pode contribuir para o bem-estar emocional.
A Raízes é comprometida com o trabalho decente para todos. Recentemente, para melhorar ainda mais o bem-estar e a satisfação da nossa equipe, também adquirimos a semana de 4 dias como escala de trabalho.
Acreditamos que as atividades de imersão fortalecem o senso de pertencimento a um time. Portanto, esses momentos não são apenas uma pausa agradável da rotina, mas uma estratégia valiosa para fortalecer a coesão da equipe, melhorar a colaboração e impulsionar o desempenho global.
Mais do que pesquisas possam dizer, a gente sente na pele o quanto é bom estar com aquelas pessoas que a gente admira, divide ideais, dedica o trabalho e, assim, vai mais longe!