Desmistificar o futuro do turismo como apenas mais uma atividade econômica foi o que motivou o surgimento da Raízes Desenvolvimento Sustentável lá em 2006. Aquele foi o ano em que surgiu em vida o CNPJ do negócio social, mas antes disso, em nossos corações, das turismólogas fundadoras, já pulsava a ânsia pela transformação e pela busca incessante de um mundo melhor. Quase 13 anos depois, essa força continua aqui.
Não por acaso, encontramos nesta semana o vídeo de um movimento muito significativo. “The fork in the road (“A forca na estrada”, em tradução livre, ou encruzilhada) – um manifesto pelo futuro do turismo”, lançado pela Responsible Travel, da Inglaterra.
Assim como eles, acreditamos que o turismo pode ser sim um vetor de transformação para o mundo e quando vimos essa campanha, a gente se identificou muito! Parecia ter sido feita pra nós – ou por nós. O que temos visto é que realmente o turismo, nosso grande amor, têm causando muito mal pro mundo pela maneira como vem sendo tratado e explorado, mas por outro lado a gente ainda enxerga esse potencial de transformação positiva.
Por isso, partilhamos e literalmente compartilhamos em nossas mídias sociais esses ideias e ideais sobre o futuro do turismo e para um mundo melhor. Vem com a gente?
Em cada potencial tópico de mudança, eles apontam informações, links úteis, posturas e mudanças que podemos praticar, pressionando também órgãos públicos e iniciativas privadas em prol da mudança. Vale a pena conferir as informações completas no site (em inglês). Lembra bastante uma outra iniciativa da qual participamos há um tempinho atrás e compartilhamos aqui com vocês, o Transforming Tourism, vocês se lembram?
A gente continua nessa pegada! Muita vontade e energia para trabalhar o turismo como vetor de transformação positiva! E você? Qual estrada escolhe nessa encruzilhada?