Skip to main content

Fabriqueta de Turismo visa a gerar renda no interior de Minas Gerais

Por 4 de setembro de 2014setembro 21st, 2016Artigos

Desenvolver a comunidade por meio da geração de renda proporcionada pelo turismo. Este é o objetivo da Fabriqueta de Turismo, projeto fruto de uma parceria entre a Raízes Desenvolvimento Sustentável e o CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) que começou neste mês na cidade de Araçuaí, no norte de Minas Gerais.

 

A Fabriqueta será uma oportunidade para aumentar o fluxo de turistas na região, valorizando ainda mais a riquíssima cultura da cidade e de todo o entorno, que inclui artistas e grupos culturais como os Trovadores do Vale e Lira Marques. Idealizado pelo CPCD, que atua em Araçuaí há 16 anos, o programa conta com a presença técnica da Raízes, negócio social com ampla experiência em projetos de turismo de base comunitária e de geração de renda.

 

“A ideia é que a Fabriqueta de Turismo seja construída em um processo de residência social, para que os visitantes possam ter experiências únicas ao conhecer e vivenciar as tecnologias sociais do CPCD. Queremos capacitar jovens em um novo ofício e gerar benefícios para a comunidade”, explica Jussara Rocha, coordenadora do projeto pela Raízes.

 

O CPCD desenvolve há alguns anos a plataforma Araçuaí Sustentável, que inova no que diz respeito ao conceito de cidade sustentável. Por conta do sucesso desta iniciativa, a cidade tem atraído muitos educadores, permacultores e pessoas apaixonadas pela sustentabilidade em geral, querendo conhecer de perto as diversas tecnologias sociais e ambientais aplicadas em diversos programas no município.

 

“A ideia deste projeto conjunto é criar, num breve futuro, uma estrutura que valorize a cultura e os valores locais para acolher visitantes, além de promover o compromisso ambiental, gerar satisfação econômica e empoderar ainda mais as pessoas em Araçuaí”, comenta Luciana Aguiar, do CPCD.

 

Mariana Madureira, turismóloga e sócia da Raízes, complementa as palavras dela explicando que “a meta é impactar positivamente todos os envolvidos no projeto: tanto os visitantes, quanto a comunidade da região. Os turistas que se interessarem em conhecer o projeto vão poder contar com o apoio de jovens da cidade para orientar a vinda e acompanhar a permanência desses visitantes, garantindo uma excelente experiência – e gerando renda para esses jovens”.

 

O conceito – De acordo com a definição do CPCD, as fabriquetas da Cooperativa Dedo de Gente tem como objetivo gerar desenvolvimento humano e profissional para jovens mineiros nas cidades de Araçuaí, Curvelo e Raposos. Elas são núcleos de produção de tecnologias populares, com características e funções comunitárias, que visam ao fortalecimento da renda familiar.

 

A Raízes é negócio social gerador de soluções transformadoras de desenvolvimento sustentável por meio de projetos de turismo, geração de renda e estratégias para o terceiro setor.