Skip to main content

Como você pode contribuir com o empoderamento de mulheres e meninas – ODS 5

Chegou 8 de março, Dia Internacional da Mulher, marcado pela luta por igualdade de direitos. E você sabia que pode contribuir diretamente com o empoderamento de mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade social aqui no Brasil? A Raízes, em parceria com a Korui, é idealizadora do Dona do Meu Fluxo, um projeto que doa coletores menstruais como forma de combater a pobreza menstrual no país, além de dialogar sobre empoderamento feminino e outras questões ligadas ao universo das mulheres.

Nos primeiros meses do ano, realizamos dois workshops na periferia de São Paulo em parceria com o Instituto C. Foram mais de 100 mulheres beneficiadas nos dias 20 de janeiro e 17 de fevereiro, e isso foi possível graças a uma parceria com a Editora Vôo, uma empresa B – assim como a Raízes e a Korui.

 

Como funcionou?

A Editora Vôo deu um presente diferente aos seus parceiros. Cada presenteado apoiou a doação de 1 coletor menstrual para 1 mulher em situação de rua na periferia de São Paulo. Esse valor foi aplicado nos custos de logística e comunicação do projeto.  Desta maneira, o negócio social contribuiu com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, da ONU: Igualdade de Gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

 

 

Você sabe quanto custa doar um coletor menstrual, em média?

52% são para despesas de organização do projeto

38% é o custo do coletor

10% são direcionados para logística e comunicação

 

Assim, além de presentear parceiros com essa contribuição simbólica, quem quiser contribuir com o empoderamento de mulheres e meninas por meio da ação tem a possibilidade de: doar, adquirir a camiseta do projeto (com 100% do lucro revertido), se tornar uma voluntária (nas ações, comunicação e outras frentes) e inscrever uma iniciativa ou comunidade.

Outra proposta está acontecendo hoje mesmo, pela primeira vez, em conjunto com o Pinheiro Neto Advogados. Fomos convidadas a realizar uma palestra para as colaboradoras do escritório sobre “a naturalização da menstruação e as questões da dignidade menstrual no país”. O valor arrecado para realizar essa ação foi 100% revertido para o DMF.

 

Todas as informações com formas de ajudar estão na seção “Apoie” no site do Dona do Meu Fluxo.

Gostou da ideia? Escolha a melhor forma pra você e venha fazer parte do projeto!