O Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, transpôs as barreiras do país e alcançou o mundo – não só pelo turismo comunitário como também agora, por ter sido documentado pela emissora de televisão canadense TV5. Jequi será mais conhecido no mundo todo…
Em 2015, o canal escolheu o Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, como cenário perfeito para o programa de turismo alternativo Partir Autrement, que em português significa “partir de outra forma”.
Os frutos do trabalho desenvolvido pela Raízes Desenvolvimento Sustentável no Vale foram destaques na gravação que buscou enfatizar viagens mais profundas e de transformação. O que combina perfeitamente com o roteiro de viagem de experiência “Do Barro à Arte”, organizada pela própria Raízes, e que em sua última edição contou com um cinema ao ar livre para a exibição deste vídeo.
Mas sabe qual é o melhor de tudo isso? O programa, na íntegra e legendado para o português, já está em nosso canal no Youtube em quatro partes! Então não precisamos ficar dizendo mais nada, né? Bóra conferir:
Parte 1
A apresentadora do Partir Autrement, Magalie Lépine-Blondeau, chega ao Vale do Jequitinhonha por Minas Novas e é recebida por Mariana Madureira, diretora da Raízes. Na comunidade de Campo Buriti ela é apresentada a Deuzani e Faustina e se encanta profundamente com o local.
Parte 2
Magalie vai com Ana, Terezinha e Valdirene tirar terra no barreiro. Conhece a grande mestre ceramista Zezinha e na companhia de Mariana e Faustina visita a escola local e entra na roda de dança.
Parte 3
Após visitar a feira de Turmalina com Faustina, Magalie conhece Joaquim e cata pequis no quintal. A visitante aprende receitas típicas e recebe Dona Isabel para saboreá-las.
Parte 4
Depois de uma viagem emocionante, Magalie fala que “queria levar para casa uma miniatura de cada um de vocês”, as mulheres do Vale do Jequitinhonha. Certamente a recíproca é verdadeira!