Como anunciamos recentemente, a Raízes está iniciando um novo projeto de turismo sustentável, desta vez na Guarda do Embaú, Palhoça, em Santa Catarina. Junto com o Nucleo de Associações da Guarda queremos contribuir para o desenvolvimento deste verdadeiro tesouro simbolizado por uma região muito rica – mas que precisa se fortalecer para enfrentar os desafios do turismo e do crescimento desordenado.
O objetivo agora é encontrar parceiros para a execução da proposta, que por se tratar de um projeto de sustentabilidade, tem um horizonte de médio prazo. A meta é captar recursos para iniciar as atividades já em março de 2016, depois do grande movimento de verão na Guarda.
O Projeto será estruturado em três eixos principais:
– Fortalecimento institucional (planejamento e estratégias de gestão; articulação, negociação, formação de lideranças e mais);
– Turismo sustentável (mapeamento da oferta e da demanda, desenvolvimento de produtos, preservação da cultura e das tradições locais e mais);
– Educação, que inclui empreendedorismo, economia criativa e qualificação para a comunidade local.
E três eixos transversais:
– Comunicação;
– Fortalecimento do Capital Social;
– Valorização da Identidade.
Queremos resgatar histórias orais, valorizar os saberes e fazeres locais e a memória significativa do lugar, estimulando o turismo cultural e de base comunitária, com ações diferenciadas e complementares aos atrativos naturais especiais existentes no município. Tudo através de reuniões, assistência técnica, workshops, campanhas, uso de metodologias criativas e tecnologias sociais, além de outras ações.
O Núcleo de Associações da Guarda do Embau é formado pelas associações de pescadores, surfistas, barqueiros, moradores e o grupo de mães. Todos têm como “lição de casa” a realização de atividades que devem antecipar o projeto, cabendo à Raizes a missão de apoiar e monitorar as ações.