Skip to main content

Certificações em turismo e hotelaria: um guia possível para um futuro mais sustentável

Por 11 de julho de 2024julho 16th, 2024Artigos

Em um mundo cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, as certificações em turismo e hotelaria se tornam ferramentas essenciais para empresas que desejam se destacar no mercado e demonstrar seu compromisso com práticas responsáveis numa indústria que representa quase 10% do PIB nacional e global.  Mais do que um selo de reconhecimento e seriedade, algumas dessas certificações representam um caminho estruturado para a implementação de medidas que minimizam impactos ambientais, promovem a responsabilidade social e garantem a qualidade de vida no trabalho.

Um universo de certificações para cada realidade

A diversidade de certificações disponíveis no mercado oferece opções para todas as necessidades e prioridades. Cada uma possui seus próprios critérios, metodologias e focos, abrangendo diferentes áreas da operação da cadeia do turismo

Ao atender aos critérios rigorosos das certificações, o setor demonstra seu compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a governança corporativa, gerando benefícios que vão além da reputação e da imagem:

Para te ajudar a navegar neste universo, separamos exemplos de algumas das  opções disponíveis no mercado e nomes de empreendimentos ou destinos nacionais já certificados:

  1. Green Key GlobalLidera a certificação ambiental hoteleira, com 5900+ hotéis certificados em mais de 70 países. Reconhecida mundialmente, avalia hotéis em gestão de recursos e premia práticas sustentáveis. Escolhê-la normalmente demonstra compromisso com o turismo ecológico.

Exemplos de empresas nacionais certificadas: Novotel Itu, Ibis Maringá, Pullman e Grand Mercure Vila Olimpia, Ibis Budget Paraiso, Mercure Salvador, Hotel Unique São Paulo, Bendito Cacao Resort & Spa Campos do Jordão e vários outros Accor.  

  1. GSTCGlobal Sustainability Tourism Council. Com associações e parceria com a OMT (Organização Mundial do Turismo) e PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), o GSTC define padrões globais para o turismo sustentável. Amplamente reconhecida, o GSTC acredita e avalia destinos e empresas em práticas ambientais, sociais e culturais. A GSTC não certifica diretamente, mas acredita órgãos que certificam hotéis e essa acreditação ajuda a garantir um turismo responsável que beneficia a todos. 

Exemplos de destinos e empresas nacionais acreditados: Bonito (MS), Fernando de Noronha, Pousada Literária Paraty (RJ).

  1. Certificação B Corp Escopo mundial, com mais de 9000 empresas/membros. Certifica boas práticas em 5 grandes áreas: Governança, Trabalhadores, Meio Ambiente, Clientes e Comunidade em negócios pertencentes a todos os setores da economia. Para se certificar, a empresa deve ter uma pontuação mínima de 80 pontos no BIA – B Impact Assessment, e a orientação é que busque a cada recertificação (de 3 em 3 anos) evoluir em práticas que a transformem em uma empresa “melhor para o mundo”.

Exemplos de empresas nacionais certificadas: Raízes DSCopastur Turismo, Pousada da Amendoeira, Vivalá, Cambará Eco Hotel, Anavilhanas Jungle Lodge, EcoNoronha, Grupo Inspire Turismo.   

  1. ISO 14001Como um Sistema de Gestão Ambiental, a série ISO (International Standardization Organization) 14000 é uma norma internacional que ajuda empresas a reduzir impactos, cumprir leis e melhorar continuamente a relação com o meio ambiente. Outras de suas variações correlatas são as séries ISO 9000 (qualidade), ISO 22000 (segurança alimentar em hotéis e restaurantes) e a ISO 27000 (segurança de dados e informações). 

Exemplos de empresas nacionais certificadas: Hilton Barra Rio de Janeiro, Almenat Embu Das Artes São Paulo, Hilton Garden Inn Santo André, Rebouças, Belo Horizonte (Lourdes) e Praia Brava (Itajaí), Canopy By Hilton São Paulo Jardins, Hilton São Paulo Morumbi, Hampton by Hilton Guarulhos Airport, Hilton Porto Alegre, Hilton Copacabana.

  1. LEEDLeadership in Energy and Environmental Design. Certifica edifícios verdes. Avaliado em categorias como uso de energia e água, materiais reciclados e qualidade do ar, promove a construção sustentável. Hotéis LEED reduzem custos, melhoram a saúde e o bem-estar dos hóspedes, e contribuem para um futuro mais ecológico.

Exemplos de empresas nacionais certificadas: Bella Gramado Resort & Exclusive Gramado Hotel & Spa by Gramado Parks, Grand Hyatt Rio de Janeiro, Hilton Barra Rio de Janeiro, Hotel Moov Curitiba, Wyndham Gramado Termas Resort & Spa.

  1. EarthCheck – Líder global em certificação sustentável no turismo há mais de 25 anos, avalia hotéis, resorts e destinos turísticos. Com critérios rigorosos, a EarthCheck garante que empresas certificadas minimizem impactos ambientais, respeitem comunidades e operem de forma sustentável, atraindo viajantes ecoconscientes.

Exemplo de empresas nacionais certificadas: Iberostar Selection Praia do Forte,  Iberostar Bahia Praia do Forte, Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa.

Outros exemplos

  • Ecostars: Certifica hotéis sustentáveis. Com avaliação digital gratuita, concede estrelas verdes baseadas no impacto ambiental por estadia, ajudando hóspedes interessados a encontrar hotéis comprometidos com práticas ecológicas. E.g. Ubatuba Ecologic Pousada;
  • Green Tourism/Green Check: Sustentabilidade Premiada. Avalia hotéis, restaurantes e atrações em consumo de energia, água e práticas verdes, classificando-os como bronze, prata ou ouro. E.g. VOA Hotel Paraíso das Águas Bonito;
  • Green Destinations: Selo Verde para Destinos. Avalia gestão ambiental, social e econômica, premiando locais sustentáveis como Bronze, Prata, Ouro ou Platina. Sendo uma organização sem fins lucrativos, já reconheceu mais de 200 destinos em 60 países. E.g.  Pipa, RN (como destino) e Hotel Toca da Coruja, dentre outros ali localizados. 

Observações Importantes

Lembre-se: certificar seu empreendimento turístico é um compromisso com um futuro mais responsável, com impactos positivos para o meio ambiente, comunidade e para o seu negócio.

 

Por Anna Ferreira