O novo serviço de streaming gratuito, Maricá Filmes, está conquistando os amantes de cinema com uma proposta acessível e diversificada. Disponível para todo o Brasil, a plataforma se posiciona como uma alternativa cultural, valorizando produções independentes e oferecendo ao público um catálogo variado, que vai de curtas-metragens a longas de diferentes gêneros. A Raízes fez parte de um documentário sobre economia solidária que agora está disponível no streaming!
A iniciativa é uma encomenda tecnológica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Cultura. O grande diferencial é que qualquer pessoa pode acessar esse conteúdo de forma gratuita, bastando um cadastro simples para começar a prestigiar as produções nacionais e alguns clássicos do cinema internacional também. O aplicativo traz um catálogo repleto de atrações, que está disponível para sistemas Android e IOS e também pode ser acessado na versão online.
Raízes fala sobre economia solidária
Uma das produções já disponíveis na plataforma é a série documental Planeta Solidário, dirigida por Renato Tapajós e Julio Matos, composta por 13 episódios de 26 minutos cada, que abordam a economia solidária. Lançada em 2021, cada capítulo explora temas essenciais para refletir sobre novas formas de produção e organização social, apresentando experiências de sucesso, políticas públicas inovadoras e estratégias de gestão que fogem ao modelo capitalista tradicional.
Mariana Madureira, fundadora e diretora aqui da Raízes DS, apresentou um episódio, intitulado “Turismo de base comunitária: defesa do território, da identidade e da natureza como estratégia de resistência”. Nele, Mariana mergulha por meio de sua narrativa na experiência da Rede Tucum, no Ceará, para mostrar como o turismo de base comunitária surge como uma alternativa ao turismo convencional. A proposta é atender às necessidades das comunidades locais, respeitando suas culturas e preservando seus territórios.
Esse modelo de turismo é também uma estratégia de resistência, fortalecendo a identidade e a autonomia das comunidades, além de estimular o desenvolvimento econômico local. É uma das frentes que trabalhamos aqui na Raízes e para saber mais sobre, é só clicar aqui.
Vale conferir: outras obras do streaming
Além de oferecer uma seleção variada de produções independentes e conteúdos focados em temáticas sociais, Maricá Filmes também se destaca por incluir em seu catálogo obras premiadas e de renome mundial.
Um dos grandes clássicos disponíveis é o filme “Viagem à Lua” (Le Voyage dans la Lune, 1902), de Georges Méliès, que marcou a história do cinema como um dos primeiros filmes de ficção científica. O clássico foi considerado perdido por anos até que uma cópia colorida do filme foi restaurada em 2011.
Tem ainda o longa “Antes de Falar de Amor” da diretora Sarah Tavares, que arrebatou a crítica e o público com sua sensível abordagem sobre as complexidades das relações humanas. O filme foi vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais.
No campo dos documentários, o poderoso “Ava Kuña, Aty Kuña – Mulher Indígena, Mulher Política” traz à tona a luta das mulheres indígenas contra o patriarcado, o racismo e a ascensão do capital transnacional. O documentário foi premiado no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) como Melhor Documentário de Impacto Social, além de receber menção honrosa no Festival de Direitos Humanos de Buenos Aires. A obra é um tributo ao ativismo indígena e à força das mulheres que lutam por justiça e equidade.
Por essas e outras, fica aqui a nossa dica para maratonar sempre que possível!