Seguindo com as boas expectativas e indo além, o desempenho do projeto Mãos à Moda Almenara está indo “de vento em popa”, como diz o ditado! No último dia 08 (de agosto), a iniciativa chegou a um marco importante: foi lançada a primeira produção do projeto, a Coleção Cápsula. Intitulada de Alma Almenara, os produtos consagram uma iniciativa inovadora no desenvolvimento da moda autoral em Minas Gerais.
A apresentação aconteceu simultaneamente a outra grande conquista para a cidade, que foi a inauguração do Centro de Economia Criativa, viabilizado pela Prefeitura Municipal de Almenara. O espaço será dedicado ao desenvolvimento da cadeia produtiva da moda. É um marco de inovação, oferecendo estrutura para formação, qualificação e produção no setor.
O evento contou com a presença do Prefeito de Almenara, Ademir Gobira; Marden Magalhães, diretor de operações do Sebrae Minas; Rogério Nunes, gerente regional de Jequitinhonha e Mucuri e Márcia Machado, gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Minas.
Também tivemos a honra de receber o jovem estilista Antônio Castro, diretor criativo da Foz, marca de moda autoral alagoana, com sede em São Paulo.
Para além da moda: protagonismo e empoderamento
Fruto de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Minas, a Prefeitura Municipal de Almenara e execução da Raízes Desenvolvimento Sustentável, este projeto piloto em Minas Gerais busca fortalecer a cadeia produtiva da moda como um vetor de desenvolvimento territorial, enraizado na identidade cultural local.
A coleção cápsula Alma Almenara é uma celebração da essência cultural do município, inspirada pelos saberes e tradições locais. Foi dividida em cinco linhas temáticas que remetem diretamente à cultura de Almenara: Bem-te-vi, da linha moda casa; a upcycling foi chamada de Travessia; a moda feminina foi batizada de Entrelaços; a infantil de Jardim de Adelícia; e a linha de acessórios de Correnteza.
Cada uma dessas coleções foi cuidadosamente desenvolvida com base nas tradições dos mestres artesãos da região, inspiradas nas tramas do Mestre João Cipó, nas flores bordadas da Mestra Adelícia e de Diomilton, no rio Jequitinhonha e nos ofícios dos barqueiros, entre outras riquezas da cultura regional.
“Participar do processo de criação das peças da Coleção Cápsula Alma Almenara foi um privilégio. Sou filha de alfaiate e, na minha infância, eu ficava aos pés do meu pai observando-o desenvolver sua nobre profissão, a qual tinha prazer em ensinar. E o projeto Mãos à Moda despertou em mim talentos que estavam adormecidos. Eu tive a oportunidade de dar prosseguimento ao legado deixado por meu pai, bem como ampliar a habilidade com bordados, o empreender, princípios de governança, dentre outras coisas. Gratidão é a palavra que descreve o que estou sentindo!”, disse Sandra Botelho, uma das beneficiárias do projeto.
Este protagonismo é fundamental, uma vez que, entre outras coisas, a iniciativa visa empoderar as mulheres envolvidas, reconhecendo e celebrando seu talento e criatividade. A produção do desfile foi cuidadosamente planejada pelas equipes da Raízes e do Sebrae, incluindo Jussara Rocha, a nossa sócia e diretora de projetos.
“O mais marcante é que o Projeto Mãos à Moda deu voz e reconhecimento à nossa história, nos fazendo perceber que nossos costumes simples tem beleza singular e valor. Isto é empoderamento cultural que fará diferença para a comunidade enquanto identidade”, conta Andréia Souto, outra beneficiária.
Parceira valiosa
O projeto Mãos à Moda Almenara não é apenas um movimento temporário, é um legado que pretende potencializar o cenário da economia criativa do estado de Minas Gerais. A união de identidade territorial, inovação e sustentabilidade faz deste projeto uma referência no Brasil, demonstrando o poder da moda como ferramenta de desenvolvimento social e econômico.
Por essas e outras razões, temos muito orgulho em ter sido confiada a nós essa missão.
“A Raízes é muito especial porque vai além de uma simples prestadora de serviços. Elas se envolvem em cada etapa, lutam pelo sucesso do projeto e trazem segurança para as participantes, o que faz toda a diferença. Vejo o Mãos à Moda como uma verdadeira construção coletiva, e tenho certeza de que o sucesso que estamos alcançando se deve a essa parceria tripla entre Sebrae, Raízes e a Prefeitura. É uma sinergia muito forte, acompanhada de uma dedicação incansável para que tudo dê certo!”, disse Raquel Canaan, gestora de projetos de moda, gemas e joias do Sebrae-MG.
Não poderíamos estar mais felizes, após meses e meses de dedicação.
Com o lançamento da Coleção Cápsula e a inauguração do Centro de Economia Criativa, Almenara se posiciona como um polo de criatividade e tradição, pronto para levar ao mundo o melhor da cultura local. Que venham mais frutos!