Chegou o momento mais esperado por todos nós: conhecer os projetos selecionados para a 2ª edição da Mentoria para Pequenos Negócios de Turismo promovida pela Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil), em parceria com a Futuri e a Raízes Desenvolvimento Sustentável.
Esta ação faz parte do projeto Turismo + Sustentável e tem como propósito central impulsionar empreendimentos responsáveis e contribuir para a promoção de um turismo mais sustentável na região do extremo sul da Bahia.
Os negócios escolhidos receberão mentorias coletivas com especialistas do mercado de turismo responsável, assessorias individuais com madrinhas indicadas para cada negócio, suporte para aprimoramento em seis áreas: estrutura e governança, pessoas, produtos e serviços, comunicação e mercado e desenvolvimento local, além de um capital semente de até 15 mil reais para investimento em melhorias do negócio.
Dentre as 20 iniciativas selecionadas, cinco são de atrativos turísticos, cinco operadoras de turismo, sete empresas do segmento de alimentação, dois projetos culturais e um empreendimento de hospedagem. Essas iniciativas estão localizadas nos municípios de Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Prado, Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Una e Canavieiras.
Confira os selecionados:
Alcobaça – BA
A iniciativa Ayê Ecoturismo ainda está em fase de iniciação e tem como objetivo realizar passeios pelo Rio Itanhém, caminhada em trilha com acesso visual ao Manguezal local, Apicum (bioma de transição entre Manguezal e Mata Atlântica), Mata Atlântica e acesso direto a áreas com produção agroecológica familiar com oportunidade de escolha do produto a ser consumido no local.
2. Arte Manha – Intercâmbio Pedagógico Socioambiental e Cultural
Caravelas – BA
Os Intercâmbios Pedagógicos Socioambientais e Culturais são desenvolvidos há 19 anos, em uma parceria da Vila Agroecológica Vale de Massapê e o Movimento Cultural Arte Manha, no município de Caravelas. As ações consistem em oficinas de arte educação e diálogos socioambientais com estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Território Brasileiro, fazendo uma aliança entre as manifestações culturais e as produções científicas do Banco dos Abrolhos.
Caravelas – BA
A empreendedora Gilca dos Anjos Silva é uma baiana de acarajé localizada na cidade de Caravelas. Há mais de 10 anos, ela leva o sabor típico da Bahia aos seus clientes, principalmente através do Arte Manha, onde prepara acarajés para escolas que participam do turismo pedagógico na região. Operando inicialmente com um ponto fixo no centro da cidade, adaptou seu negócio durante a pandemia para focar em entregas via serviço de delivery e eventos locais, mantendo uma base de clientes fiéis.
Cumuruxatiba, Prado – BA
A Cumuru Magical Tour atua há 15 anos no território com hospedagem, operação de roteiros e viagens, oferta de experiências e vivências turísticas e transfer. É a única agência de receptivo da região, e acredita no turismo sustentável e nas possibilidades de crescimento que o território apresenta.
5. Turismo de Base Comunitária Puxim Cidadão do Mangue
Resex de Canavieiras – BA
A comunidade do Puxim da Praia é uma pequena comunidade localizada na Resex de Canavieiras/Bahia, pouco conhecida até mesmo por moradores da região A iniciativa trabalha com turismo de base comunitária na comunidade de Comandatuba, onde os visitantes e turistas vivenciam e experimentam as dinâmicas sociais, culturais, aprendem sobre a história, leem e interpretam as paisagens geográficas tanto na comunidade de Comandatuba, como em outras comunidades que margeiam ou estão inseridas na RESEX de Canavieiras.
Corumbau, Prado – BA
A Corumbau Passeios é uma agência de passeios ecológicos e culturais em Corumbau e região. Além dos passeios de barco, no qual os visitantes podem ver os recife de corais, observar baleias, praias e rios da região, o negócio faz parcerias e agencia também passeios em os outros barcos da região, passeios de buggy, passeios em aldeias e reservas indígenas, stand up paddle e caiaque.
Corumbau, Prado – BA
A Corumbaíba é um empreendimento novo, localizado na praia do Corumbau e gerenciado por dois primos, moradores da comunidade tradicional da região. Eles atuam com venda de açaí dentro do coco verde e produtos regionais que favorecem outros comerciantes locais, como a venda de cocadas e beiju de coco. Possuem consciência ambiental em relação às embalagens que seus produtos necessitam.
Caravelas – BA
A Escama Turismo é uma operadora de turismo que atua com passeios náuticos no Banco dos Abrolhos como o avistamento de baleias no período de junho a novembro, passeios ao Parque das Paredes e pernoite no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Com uma equipe nativa, um grande diferencial é ofertarem preços mais baixos e até gratuidade para moradores.
Porto Seguro – BA
O projeto de Etnoturismo da Aldeia Juerana foi criado com o intuito de propagar a cultura Pataxó de forma que os estereótipos sejam quebrados, além de proporcionar a autonomia econômica da juventude atuante. A iniciativa foi incentivada pela cacica, mas é liderada e operacionalizada por 33 jovens locais.
O empreendimento ainda está em fase inicial, mas já atuam com o turismo, tendo liderado algumas visitas que incluíram trilhas, alimentação, venda de artesanatos e apresentações culturais. O grande diferencial é a coexistência com a cultura afro desde a fundação da aldeia e, por esse motivo, mostrar aspectos de ambas as culturas e se auto definirem como afro-indígenas.
Santo André, Santa Cruz Cabráli – BA
A Flor de Tangerina é uma casa idealizada e regida por mulheres, mãe e filhas ilheenses, que resgatam a cultura forrozeira no vilarejo de Santo André e na região, além do resgate cultural culinário sertanejo nordestino. Com vínculos fortes familiares com esta cultura, o espaço começou esta gestão com foco na gastronomia e se firmou também com o tradicional forró às sextas-feiras.