Ao começar uma atuação no território, além do lado profissional, observamos também as condições dos beneficiários com relação à saúde, educação e contextos familiares. Entendemos que, para uma ação bem-sucedida, cada pessoa deve ser considerada em todos os aspectos. Essa é a etapa transversal a todo o projeto que chamamos Desenvolvimento Sistêmico, que considera que a vida da pessoa está interrelacionada com seus projetos e sonhos e interdependente de outras pessoas que compartilham dos mesmos.
E por que se preocupar com isso? Porque contribui substancialmente para a qualidade de vida dessas pessoas. Com o passar dos meses, percebemos que muitas vezes o próprio decorrer das ações contribui para melhoras em relação à saúde mental. Recebemos muito relatos sobre a diminuição no uso de antidepressivos, mais motivação para os aspectos que envolvem o projeto e a vida em geral, entre outros. Um parecer qualitativo que para nós tem imenso valor.
Isso é um pouco da nossa estratégia de desenvolvimento humano e sistêmico (que falamos mais detalhadamente aqui). Como metodologia, feitas as etapas iniciais de mapeamento e definição dos beneficiários do projeto e desenho das estratégias, nós usamos técnicas de escuta profunda, eventualmente de constelação de grupos e outros métodos diversos, combinados com o desenvolvimento colaborativo.
Para tal, contamos com uma equipe multidisciplinar de gestoras e consultores e estamos prontas para atuar em qualquer território. Aproveite e saiba mais sobre o que fazemos.