periodo e duração
Novembro de 2016 a Março de 2019
cliente
Fundação Vale

abrangência e localização
Senhora da Carmo – Itabira, MG

equipe
Jussara Rocha
Mariana Madureira
Maria Luiza Spolaor
André Maciel
Lizandra Barbuto
Em novembro de 2016 foi firmado um contrato entre Fundação Vale e Raízes Desenvolvimento Sustentável para a aceleração do negócio social de artesanato das mulheres do Carmo. Senhora do Carmo é um distrito rural em Itabira-MG. Além das belas paisagens de montanha, da prosa e da comida boa, lá há muitas mulheres com talento para artesanato.
O grupo foi selecionado para a 2ª edição do Projeto Equidade devido a sua participação no Programa Agir, em Itabira, no qual foi possível constatar a existência de um grupo 100% feminino no município com muita vontade de empreender. E ainda em fase bastante inicial.
Os consultores Raízes realizaram reuniões em grupo e visitas individuais para identificar lideranças, conhecer a produção, entender o perfil e as habilidades individuais, bem como limitações, mapear conflitos e, por fim, construir uma imagem clara do ponto de partida do grupo.
Em janeiro iniciou-se o trabalho de construção coletiva de uma visão, que teve, dentre outros, este resultado:
Sermos reconhecidas como tecelãs de excelência em Minas Gerais pela qualidade e inovação dos produtos criados, como mulheres de fibra transformadoras de suas vidas e da comunidade e como um empreendimento coletivo de sucesso.
(Visão Tecelãs do Carmo)
Implementação do artesanato e desenvolvimento do produto
Em paralelo, foram iniciadas as oficinas de design que passaram por etapas como:
- Resgate de identidade,
- Identificação de novos materiais com recursos locais (destaque para a fibra de pitta, osso e chifre),
- Criação de quadros de referência, brainstorming de produtos, exercício de modelagem e oficina de moda sustentável.
O processo de design acompanhou todo o projeto. Assim, possibilitou que as tecelãs desenvolvessem seu primeiro protótipo de nova coleção em agosto de 2017.
Em paralelo, a aceleração do negócio se deu por assistência técnica em gestão, benchmarking e conexões com o mercado.