Mentoria, incubação e aceleração de negócios

Aqui na Raízes, entendemos e defendemos o empreendedorismo como uma forma de alcançar a autonomia, sobretudo para mulheres e populações vulneráveis. Ter o próprio negócio pode permitir maior flexibilidade e criatividade – especialmente no mundo atual onde há muito trabalho, mas pouco emprego. Por isso, um dos nossos principais campos de atuação é a modelagem de negócios.

Como fazemos

Começamos com a identificação do propósito do negócio. A metodologia que usamos é a Golden Circle. Criada pelo especialista em liderança, Simon Sinek, ela tem o objetivo de melhorar a atuação das empresas no segmento em que elas atuam, por meio da maneira de pensar, agir e comunicar. Busca responder a três perguntas-chave: o quê, como e por quê?

Com isso, conseguimos descobrir o porquê das pessoas se motivarem a trabalhar, por exemplo, acreditando em alguma causa ou por gosto, talento. E são as pessoas beneficiadas pelos projetos sociais que incluem a etapa de modelagem de negócios que nos trazem essas informações. E a partir daí desenvolvemos as próximas etapas – começando sempre pelo porquê e buscando negócios que sejam conectados com os talentos e os desejos das pessoas.

Para além do Golden Circle

Depois dessa etapa inicial do Golden Circle, usamos Business Model Canvas para desenvolver a modelagem de negócios. Adotamos essa metodologia por ser uma forma de fazer um plano de negócio mais rápido. O que queremos dizer com isso é que os planos de negócios de antigamente eram muito longos, incluíam pesquisas de mercado – por vezes demoradas – e isso fazia com que o negócio levasse muito tempo para começar a agir nas suas necessidades de fato. Por isso, atualmente trabalhamos com a prototipagem.

A prototipagem pode ser feita com o Canvas, que ajuda a ver a modelagem de negócios como as diferentes áreas estão interconectadas, inclusive com o público-alvo e os diferentes stakeholders. Desta maneira, é possível entender a viabilidade do negócio e ter um mínimo produto viável, um MVP (sigla para o termo em inglês, Minimum Viable Product), para gerar a prototipagem imediata, fazer o teste de mercado etc.

A partir dessa etapa, o negócio pode ser rapidamente iniciado e aperfeiçoado aos poucos.

O perfil das pessoas beneficiadas pelos projetos em que a Raízes atua

Dito tudo isso que falamos acima, temos uma especificidade no nosso negócio social: atendemos especialmente comunidades mais vulneráveis. Muitas destas pessoas têm pouco acesso a esse tipo de informação técnica. Além disso, são muitos os negócios sociais também, que “buscam causar um impacto positivo em uma comunidade, ampliar as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade, além de gerar renda compartilhada e autonomia financeira para os indivíduos de classe baixa” (definição de negócios de impacto social pelo Sebrae).

Por conta disso, buscamos com nossas estratégias responder às necessidades de fazer desenhos eficazes e mais velozes de negócios para diferentes áreas.

Qual é o perfil dos negócios contemplados?

Eles podem ser individuais, familiares e até coletivos. Inclusive, acreditamos muito no poder do “fazer coletivamente”, das redes, e muito da nossa atuação acontece com pequenos negócios atuando em conjunto.

E quem pode nos contratar para fazer uma qualificação empreendedora e modelagem de negócios?

Uma fundação, uma corporação, uma rede ou associação (de empreendedores, por exemplo), uma organização etc

Se identificou com nosso propósito e acredita que nossos serviços podem ajudar você e sua organização a alcançar o impacto que almejam?

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