O projeto Dona do Meu Fluxo surgiu de uma parceria entre Raízes e Korui com o objetivo de realizar a doação dos coletores para mulheres em situação de vulnerabilidade social ou pouco acesso a recursos menstruais. A Raízes é um negócio social que trabalha há quinze anos com o empoderamento de mulheres através do turismo, artesanato, gastronomia e outros projetos que envolvem geração de renda, empreendedorismo e governança coletiva.
A Korui é uma empresa de Florianópolis que além dos coletores menstruais, produz calcinhas menstruais, absorventes reutilizáveis e outras alternativas sustentáveis. O que as empresas têm em comum? Além de trabalharem primordialmente com mulheres, ambas são empresas B fundadas e dirigidas por mulheres.
Para além de doar os coletores, a Korui buscou a Raízes como parceira, pois percebeu a necessidade de envolver também uma contextualização sobre o uso do coletor e um aprofundamento de temas como menstruação, relação com o próprio corpo, padrões de beleza, julgamento, sororidade e redes de apoio. Só assim o coletor realmente faria sentido e poderia ser adotado como uma solução mais prática, econômica e ecológica para a vida dessas mulheres.
Pensando em expandir esta experiência transformadora para mais pessoas, decidimos abrir a oportunidade para a inscrição de voluntárias alinhadas ao tema e que se sintam chamadas a apoiar a ação.
Seleção de 04 voluntárias para a 2ª edição do programa de Volunturismo no projeto DONA DO MEU FLUXO – Edição Amazônia com objetivo realizar workshops com mulheres de comunidades ribeirinhas sobre empoderamento feminino e realizar a doação de coletores menstruais. As viagens serão realizadas no período de 19 a 25 de novembro de 2022 com chegada e partida de Manaus-AM.
Vamos selecionar mulheres, de diferentes áreas, para atuar no suporte à realização de workshops sobre empoderamento feminino. A agenda inclui a organização das palestras, acompanhamento nas atividades, distribuição dos coletores menstruais doados, registro das atividades (fotos e vídeos), apoio na organização dos espaços, montagem de materiais e lanche, recolhimento de presenças, esclarecimento de dúvidas e quaisquer outras atividades necessárias para a realização dos Workshops.
Essa será a quarta vez que o projeto acontece em formato expedição e a segunda vez que terá apoio de volunturistas selecionadas via edital. O intuito é disseminar conhecimento sobre o uso do coletor menstrual, empoderamento feminino sobre o próprio corpo, incluindo questões sobre autoestima e liberdade, para mulheres ribeirinhas. O território de 2022 será a Amazônia, com foco nas comunidades ribeirinhas do Amazonas.
Os workshops do projeto envolvem
- Explicação sobre o uso prático do coletor menstrual;
- Quebra de tabu a respeito do ciclo menstrual;
- Diminuição da distância dessas mulheres com o próprio corpo (algumas não frequentaram a escola e nunca tiveram aulas de anatomia);
- Mostrar as vantagens do uso do coletor a longo prazo – para o corpo, para o bolso e para o meio ambiente;
- Bate papo sobre padrões de beleza, expectativas sociais e julgamentos, machismo, sororidade e redes de apoio;
- Tudo isso, de maneira bem prática, leve, com vídeos e relatos, dados, e muita, muita interação.
Um pouco do que esperar durante o roteiro
O Amazonas é um estado totalmente inserido no bioma amazônico. Receberemos as voluntárias na capital, Manaus, nossa porta de entrada e saída. Caso queira chegar mais cedo ou ficar mais dias, enviaremos dicas do que fazer e visitar! Durante o período da expedição equilibraremos momentos de trabalho na montagem e condução dos workshops com momentos de descontração nesse lindo território! Espere por banho de rio, comida típica, conversas informais com beneficiárias e parceiros, muita interação e troca entre a equipe. Teremos noites em hotéis e também hospedagem em comunidades. Esperamos que as voluntárias estejam flexíveis e abertas para variação no nível de conforto que dependerá da estrutura de alguns parceiros e dos lugares visitados.
Quem pode participar?
O volunturismo exige comprometimento e ações a serem feitas de acordo com o objetivo do projeto. Para além do que você gosta de fazer, é importante “colocar na mala” suas habilidades e muita disposição.
Serão selecionadas 10 candidatas, dentre todas que se apresentarem em resposta a este Edital. Serão selecionadas até 04 para a realização dos workshops e outras 06 ficarão classificadas para a lista de espera, caso haja desistências.
As candidatas interessadas deverão realizar suas inscrições apenas por meio eletrônico, devendo preencher este formulário até as 23:59 do dia 31/08/2022.
Para participar, a voluntária deve assumir total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceitar e acatar totalmente os requisitos para participação no processo de seleção e suas regras, regulamentadas pelos tópicos a seguir:
- Ser mulher (cis ou trans). Esse pré-requisito tem como objetivo facilitar a criação de um ambiente acolhedor e de cumplicidade para que se possa tratar de temas do universo feminino.
- Ser maior de 18 anos ou estar acompanhada de responsável legal que seja voluntária também selecionada;
- Estar disposta a trabalhar de forma voluntária na realização de workshops em comunidades da Amazônia, contribuindo com as tarefas necessárias à sua execução bem-sucedida. As candidatas devem ter disponibilidade para se dedicar ao projeto em tempo integral durante a viagem. Haverá muitos momentos de descontração e lazer, mas não longos “períodos livres”. Oferecemos dicas para aquelas que queiram estender a estadia em Manaus e seu entorno ao final ou se antecipar ao início do nosso roteiro.
- Preencher a Carta de Intenção para participação em nosso projeto e enviar junto com a ficha de inscrição;
- Participar de uma entrevista virtual, caso selecionada para essa etapa. Prevista para os dias 01 e 02/09/22, trata-se de um bate-papo com uma pré-seleção de candidatas para que a gente entenda quem são as voluntárias que tem o perfil mais adequado para experiência. Queremos que a voluntária some para o projeto e que a viagem encante a voluntária. Para isso, entender bem se as expectativas estão corretas é fundamental!
- Concordar com todos os itens constantes deste Edital, isentando a organização do evento, seus parceiros, contratantes, fornecedores e patrocinadores, de qualquer cobrança posterior[Quebra da Disposição de Texto]referente a qualquer despesa ou entendimento indenizatório que o participante entenda ter a seu favor, incluindo direitos de imagem provenientes de produções efetuadas pela organização do projeto, ou por terceiros, devidamente autorizados pela produção;
Somente serão consideradas inscritas no processo seletivo candidatas que seguirem as indicações deste Edital e receberem confirmação de inscrição por e-mail.
Quando sairá o resultado da seleção?
O resultado da seleção de voluntárias será divulgado dia 06 de setembro pelo Instagram @donadomeufluxo e pelo site da Raízes e Dona do Meu Fluxo.
- As candidatas selecionadas deverão enviar cópias escaneadas dos seus documentos pessoais (carteira de identidade e CPF) e comprovante de pagamento da taxa de entrada (vide item 8 – custos) no prazo de 10 dias úteis após a divulgação do resultado. A candidata que não apresentar a documentação, será desclassificada;
- A confirmação da participação está condicionada ao envio, via e-mail, de cópia da passagem em nome da candidata, que deverá ser feita até o dia 06/10, 30 dias após a divulgação do resultado. Essa medida visa garantir o lugar a um candidato na fila de espera em tempo hábil de comprar passagens em preços razoáveis para Manaus, já que é um destino caro com pouca antecedência.
29 de julho a 31 de agosto | Vigência do Edital |
01 a 02 de setembro | Entrevistas (bate-papo, vai!) |
06 de setembro | Divulgação do resultado |
16 de setembro | Prazo para envio da documentação |
06 de outubro | Prazo para envio da passagem |
19 a 25 de novembro | Viagem |
Qual o investimento necessário para participar do DMF?
O valor a ser pago pelas participantes selecionadas será de R$ 6.900,00 (seis mil e novecentos reais) para participar de toda a viagem (duração de 08 dias).
Este valor irá cobrir os seguintes custos, durante o período da viagem:
- Hospedagem durante todo o período;
- Alimentação durante todo o período;
- Traslados até as comunidades contempladas pelo workshop;
- 1 coletor e 2 Camisetas do projeto;
- Seguro viagem.
Este valor não inclui:
- Os custos de transporte dos participantes de seu local de origem até Manaus (ida e volta)
- Despesas pessoais como lanches extra, bebidas alcoólicas, artesanatos, etc.
Formas de pagamento:
- A primeira parcela deverá ser paga para fins de confirmação da viagem até o dia 16/09 (10 dias após o resultado do edital) com o valor estipulado em 30% do total da viagem.
- Os demais 70% poderão ser pagos em 02 parcelas até o dia 16/11, data em que a viagem deverá estar totalmente quitada.
- A voluntária que preferir acertar a viagem à vista no dia 16/09 terá um desconto de 5% do valor total, já que essa prática facilitará nosso caixa e nossas reservas antecipadas para a viagem.
- O pagamento se dará mediante depósito em conta corrente da Raízes que enviará uma NFe com o valor. No e-mail de confirmação enviado no dia do resultado, a candidata a voluntária receberá as instruções e os dados bancários.
Caberá à ORGANIZAÇÃO do projeto durante a viagem
- Organizar os pousos, mediante as condições disponíveis pelo contexto do território. A Organização indica que poderão alguns pousos nos quais a oferta de chuveiro quente, banheiros convencionais e energia elétrica serão impossíveis. A voluntária deve estar ciente dessas dificuldades estruturais e se preparar (a comunicação do Projeto proverá todas as informações necessárias);
- Disponibilizar o transporte da cidade de Manaus até as comunidades e de volta a Manaus no final do percurso do projeto;
- Prover toda a estrutura de alimentação: café da manhã, almoço, jantar e água para consumo durante o projeto. Infelizmente ainda não conseguimos prover uma alimentação que contemple da mesma forma vegetarianos, veganos e onívoros. Participantes selecionados que se identificarem com o veganismo e vegetarianismo devem estar cientes de possíveis debilidades na dinâmica alimentar;
- Prover toda e qualquer informação que venha a ser necessária para maximizar as chances de que a experiência seja proveitosa para todos;
IMPORTANTE: A ORGANIZAÇÃO NÃO SE RESPONSABILIZARÁ por valores e objetos, tais como relógios, acessórios, equipamentos eletrônicos, celulares, tablets, computadores, cartões de crédito, máquinas fotográficas, filmadoras e outros.
Caberá à VOLUNTÁRIA do projeto durante a viagem
- Fazer a inscrição de forma pessoal e intransferível, dentro das normas e prazos descritos neste Edital;
- Arcar com as despesas de transporte até Manaus, assim como o retorno para suas localidades de origem após o término do projeto;
- Ceder todos os direitos de utilização de imagem, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos à televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ou divulgação, promoções, internet e qualquer mídia, em qualquer tempo;
- Declarar que sua participação na VIAGEM se dá por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade os ORGANIZADORES, REALIZADORES E PATROCINADORES, em seu nome e de seus sucessores;
- A Voluntária selecionada se compromete a estar em Manaus-AM até às 12 h do dia 19/11. Neste horário começará a primeira atividade de nossa Jornada: o almoço de boas-vindas.
E por último, mas muito importante
Neste valor está incluído, além dos valores diretos de hospedagem, alimentação e traslado da participante, uma margem de contribuição para arcar com os custos de logística, comunicação e mobilização do projeto Dona do Meu Fluxo. Este é um projeto sem fins lucrativos que conta com a doação dos coletores pela Korui Ciclos de Vida e a doação de muitas horas de trabalho de especialistas da Raízes Desenvolvimento Sustentável para mobilização de comunidades, criação de conteúdo para empoderamento de mulheres, articulação e organização dos workshops, mas é necessário, ainda, recursos de campo e de comunicação.
Esteja ciente: optar por participar de uma experiência de volunturismo é simultaneamente ASSINAR UM CONTRATO DE TRABALHO VOLUNTÁRIO e uma COMPRA DE PACOTE DE VIAGEM.
À ORGANIZAÇÃO da viagem são reservados os direitos de apresentar alterações neste Edital com fins técnicos e organizacionais para garantir a viabilização do Projeto Dona do Meu Fluxo – Edição Amazonas 2022, ou mesmo cancelar o edital, caso haja condições adversas ou fatos extremos que impeçam a realização deste, nas condições aqui previstas. A Organização se reserva ao direito de não prestar, caso assim deseje, nenhum tipo de informação referente ao processo de seleção.
A ORGANIZAÇÃO reforça que somente voluntárias SELECIONADAS poderão participar do projeto.
E, por último, mas muito importante: este edital, apesar de estar escrito em editalnês, foi feito para nos aproximar, e não afastar. Então, qualquer dúvida ou questão em relação a ele, fale conosco:
Crédito da foto: Bárbara Ataide