Skip to main content

Frutos do Turismo + Sustentável no Extremo Sul da Bahia

Depois de sete meses, a fase de mentoria do Programa Turismo + Sustentável, no Extremo Sul da Bahia, está chegando ao fim. A iniciativa é da Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil), que atua há mais de 20 anos no território e, há sete anos, de maneira mais intensa conectando turismo sustentável e áreas protegidas.

O setor turístico é bastante importante para a região Abrolhos Terra e Mar, que abrange os municípios de Alcobaça, Belmonte, Canavieiras, Caravelas, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz de Cabrália e Una. Ele contribui para o desenvolvimento econômico, social, cultural, histórico e ambiental. Além disso, tem potencial para unir e disseminar práticas e produtos sustentáveis.

Nesse cenário, a Raízes foi confiada a executar esse projeto com apoio da WWF Brasil, de maneira virtual, mas a vacinação propiciou um lindo encerramento presencial! Selecionamos 10 entre 54 iniciativas locais para acompanharmos durante seis meses (conheça cada um deles aqui). Nove delas chegaram ao final e agora se preparam para receber o capital semente que apoiará algum ponto especifico de desenvolvimento do negócio.

“A mentoria pra gente foi muito especial. Tínhamos acabado de formalizar a empresa e estávamos prestes a iniciar as operações. Os conteúdos nos permitiram olhar de forma estratégica cada área do negócio e repensar ideias que tínhamos. Lançamos a Brazilis muito mais seguras e com diferenciais mais sólidos. O projeto vai nos acompanhar para sempre, porque ele marcou quem somos”, conta  Vanessa Pinheiro sócia da Brazilis Travel, operadora de experiências em Arraial d’Ajuda, sobre o Projeto de Mentorias do Programa Turismo + Sustentável.

 

O que foi colhido e o que será

O Programa Turismo + Sustentável tem seis entregas principais previstas para os dois anos do projeto (2021-2022):

– Criação colaborativa de uma Rede de Turismo + Sustentável

– Apoio dos integrantes com treinamentos, assessoria e guia de boas práticas

– Mentoria de alguns negócios e iniciativas que farão parte da Rede

– Criação de uma governança para gestão da Rede de forma autônoma

– Fortalecimento das Unidades de Conservação do território

– Criação de um plano de marketing e comunicação

 

A Raízes executou o terceiro ponto dessa ambiciosa teia de ações para o desenvolvimento sustentável, as mentorias de negócios. “De um grupo de 10 empreendimentos com o qual iniciamos, estamos finalizando o processo com nove. É normal que tenham quebras, mas chegar com 90% é um índice muito bacana. Temos recebido depoimentos muito interessantes das pessoas mentoradas: percepções que mudaram, insights que eles tiveram com a fala tanto de cada um dos mentores, quanto de uns com os outros”, conta Tauana Costa, turismóloga e coordenadora da iniciativa pela Raízes.

“O processo de mentoria coletiva e individual conduzido pela Raízes foi um excelente fomento aos nove negócios que finalizaram esse processo, fortalecendo o empreendedorismo local. E o encontro presencial foi fundamental para fechar esse ciclo das mentorias e iniciarmos um movimento ainda maior, trabalhando de forma integrada na construção contínua de práticas mais sustentáveis no turismo do território.” Thaís Guimarães – Coordenadora do Projeto – CI-Brasil.

 

Vínculos do Turismo + Sustentável

Na última semana, parte da nossa equipe esteve presencialmente com o grupo fazendo entrevistas e captando imagens que poderão ser usadas por eles e que também vão fazer parte de um vídeo síntese sobre o projeto. Além disso, também promovemos um encontro coletivo com todos os beneficiários, no qual puderam refletir sobre o que foi, mas principalmente olhando para a frente, sobre como as pessoas podem seguir colaborando entre si e com a rede que está sendo criada para beneficiar toda a região, uma aliança de turismo mais sustentável.

“O programa realmente tem esse propósito de promover muita troca entre eles. Além do projeto específico das mentorias, tem uma rede mais ampla se formando nesse território. Então, isso foi algo bastante reforçado e a gente vê que esses vínculos, tanto afetivos – que são super importantes para tecer essa rede – quanto vínculos de negócios”, explica Tauana.

A Raízes segue agora na gestão da aplicação do capital semente e os mentorados seguem parte dessa aliança para o Turismo mais Sustentável e regenerativo, que já ganhou nome: Futuri. Futuro do Turismo inspirou a nomeação e promete dar o ritmo dos próximos passos. O objetivo maior das mentorias dentro do programa foi permitir que esses negócios apoiados se tornem mais sustentáveis, inspirem e multipliquem a transformação! E o futuro já começou!