Skip to main content

5 barreiras invisíveis que impedem a mulher de crescer no trabalho

De 2001 a 2010 a presença de mulheres em cargos executivos cresceu de 6% para 14%. Um crescimento significativo, porém baixíssimo perto da porcentagem total de mulheres na sociedade brasileira – quase 52%. Por que será? São barreiras invisíveis que impedem essa ascensão. A professora Regina Madolozzo, PhD em Economia pela Universidade de Illinois Urbana Champaign, especialista em Economia do Trabalho e em Economia dos Gêneros, fala sobre essas “paredes de vidro” numa publicação da ONU Mulheres Brasil.

O principal responsável, segundo pesquisas da Universidade de Harvard, são os vieses inconscientes – já ouviu falar deles? São predisposições que temos a fazer escolhas que são ditadas por normas aprendidas de forma tácita ao longo da vida, sem sequer nos darmos conta ou refletir sobre o que são o representam.  Compartilharemos em partes a seguir, os principais vieses que bloqueiam a contratação ou promoção de mulheres, segundo este relatório.

 

1 – Afinidade

“É a tendência de avaliar melhor aqueles que se parecem conosco. A partir de um cenário no qual as empresas tendem a ser lideradas por homens brancos, e de uma faixa etária restrita , as entrevistas de recrutamento podem ser realizadas por avaliadores com um perfil similar a esse – como fazer para que essas pessoas tenham consciência de que suas avaliações não estão livres de seus próprios vieses?”

 

2 – Percepção

“O viés da percepção ocorre quando as pessoas acreditam e reforçam estereótipos sem base concreta em fatos”. Já ouviu falar que mulher não é boa em números, dirige mal ou não tem ambição? Já viu alguma pesquisa séria que comprove isso? Então… Uma pesquisa da Universidade de Yale mostrou que um homem e uma mulher com competências similares no currículo recebiam avaliações e propostas de trabalho diferentes. O homem era sempre mais valorizado.

 

3 – Viés confirmatório

“É caracterizado por ignorar informações que coloquem em cheque nossas crenças. Quando temos diversos dados mas olhamos ou damos importância somente àqueles que estejam de acordo com nossa crença inicial, estamos nos valendo do viés confirmatório”. Acontece quando pessoas pré-dispostas a dar menos oportunidades a mulheres se apegam a casos de insucesso para reforçar suas crenças de que mulheres têm menos capacidade, disponibilidade ou interesse pelo trabalho.

 

4 – Efeito de halo/auréola

“É a propensão de, a partir de uma só informação positiva ou agradável, ser muito mais disposto a avaliar positivamente o restante das informações, mesmo que não o sejam. Por exemplo, pessoas que migraram de um estado para outro, possivelmente se compadecem mais facilmente por pessoas originárias de seu estado de origem do que fariam com pessoas provenientes de outras localidades, não levando em consideração outras características que poderiam ajuda-las a formar uma opinião mais completa do indivíduo”.

 

5 – Efeito de grupo

“É a tendência a seguir o comportamento do grupo pra não desviar do padrão vigente”. E os grupos no poder hoje são masculinos. Há estudos que mostram uma necessidade mínima de 30% de mulheres em conselhos, pois uma representatividade muito pequena pode fazer com que ela, apesar de ter assento, não tenha voz.

 

Os detalhes desse estudo estão na publicação “Vieses Inconscientes”. O documento tem por objetivo compartilhar conhecimento teórico e prático sobre eles, também conhecidos como Unconscious Bias. A publicação é fruto da oficina Vieses Inconscientes, co-realizada pelo Insper, Movimento Mulher 360, PwC e ONU Mulheres Brasil em 2016.

 

Por essas e outras razões a importância de programas como os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles). Com ele, as empresas se comprometem, através de 7 passos, a implementar ações em prol da equidade.

A Raízes é signatária e foi premiada nessa semana com o Troféu Bronze WEPs Brasil 2019 na categoria Pequenas Empresas. A cerimônia aconteceu na última segunda-feira, 07 de outubro, em São Paulo. Um dia memorável por tudo o que esse reconhecimento significa, por representar tudo em que a gente acredita e pratica!

Já pensou em aplicar um treinamento sobre como evitar os vieses inconscientes na sua empresa? Te convidamos a entrar no site da ONU Mulheres e entender mais a respeito. Aproveite e assine, você também, o compromisso com os Princípios do Empoderamento das Mulheres!