Perceber a necessidade de uma minoria, uma comunidade, um povo e criar um projeto social para atender a isso, quase sempre pelo descaso das políticas públicas, é um respiro de esperança para a humanidade. Acontece que mesmo com esse fôlego inicial, muitos projetos acabam encontrando obstáculos no meio do caminho. E aí é preciso resgatar a força inicial e/ou mudar os caminhos.
Sempre comentamos sobre a importância de monitorar projetos. E fortalecer projetos sociais já existentes passa por isso. Trabalhamos co-criando ações com o cliente e o beneficiário, mas é importante fortalecer aquilo que já está sendo feito. Por isso, aí vão três dicas que servem para qualquer iniciativa, independente da área de atuação.
1 – Aproveite a virada de ciclos para renovar energia
O fim do ano está chegando e sabemos que 2018 não foi fácil. Mas é exatamente por isso que ciclos começam e acabam, pela necessidade da renovação. E aproveitar esse momento é essencial! É hora de fazer planos para o futuro, estruturar a gestão do projeto, se necessário, definir novas metas, novos líderes e papéis para determinadas funções etc.
Mas também é um momento de celebrar. A importância de olhar pra trás é fundamental. Ver os resultados e tudo o que foi feito até então. A nossa diretora Mariana Madureira falou sobre isso, certa vez, em um de seus artigos. Confira.
2 – Co-crie uma nova solução
Se um problema em seu projeto insiste em dar as caras, procure formas diferentes de alcançar o mesmo objetivo. Nesse cenário de fluxo em que vivemos, de estar seguindo essa impermanência, de inovação, de repensar, a dica é fazer parecido, mas um pouquinho diferente. E para tal co-criar pode ser a chave, pois significa construir junto com outras pessoas. Várias mentes envolvidas pensando por um interesse em comum. É acionar a inteligência do coletivo e gerar co-responsabilização no processo.
Caso não se sinta seguro para fazer internamente, ou com e equipe que já existe, busque por profissionais que atuem com facilitação. Nós podemos ajudar.
3 – Abra canais de troca com o público
Ouvir é essencial e o primeiro passo para qualquer iniciativa social. É abrir os ouvidos para entender a real necessidade de quem queremos impactar positivamente. Isso porque muitas vezes os nossos olhos enxergam o que achamos necessário, porém não o que é de fato essencial para aquelas pessoas.
Assim, seja através de eventos, visitas in loco, por meio de um blog, ou das mídias sociais, é essencial que exista um canal de escuta. É muito recorrente que a gestão do projeto sem essa abertura deixe de ver respostas que o próprio público dele tem. Então esse canal aberto, essa troca, é sempre muito rica e pode fortalecer os negócios.
Bom, é isso! Acreditamos que essas dicas servem para qualquer projeto e podem ser aplicadas e reaplicadas sempre que necessário. Por isso, esperamos que ajude nas suas iniciativas. E caso queira compartilhar em qual fase está o seu projeto, adoraríamos saber.