24/06/2013
O Circuito das Grutas, no interior de Minas Gerais, é uma inconteste riqueza turística natural do país. Trata-se de um conjunto de grutas cujo artesão não é ninguém além da própria natureza, em oito municípios da região.
A Raízes Desenvolvimento Sustentável executa, nesta região, um trabalho com os artesãos de carne e osso, os trabalhadores dessa região, que usam da criatividade e do talento para esculpirem e produzirem seus artesanatos. Trata-se do projeto ArteCarste, que tem apoio da TAM em forma de edital.
Este projeto não só organiza, mas sobretudo otimiza a capacidade dos trabalhadores, dando à arte ali empregada um merecido vigor profissional, o que fomenta o aperfeiçoamento e permite que vislumbremos a constante evolução das peças ali criadas. O artesanato local, desta forma, se torna o parceiro ideal das belezas naturais exuberantes da região.
A ideia do projeto que a Raízes executa com especial carinho pretende reunir cerca de 50 artesãos até o fim de 2013, o que seria importante para que uma verdadeira rede colaboracionista se forme, e os artesanatos desses profissionais ajudem inclusive a promover o Circuito das Grutas, que por sua vez, com estes artesãos do lado, terão como oferecer aos visitantes uma lembrança física, palpável e com a marca registrada da região.
A TAM, na edição de junho de sua revista, destacou a importância e a beleza do projeto ArteCarste, que a Raízes tem orgulho de executar e viabilizar.