Inauguração de loja especializada em artesanato local, que acontecerá nesta sexta (29), em Minas Gerais, marca fase final do projeto
Desenvolver o artesanato como fonte de renda nas cidades que compõem o Circuito Turístico das Grutas, em Minas Gerais. Esse é o principal objetivo do ArteCarste, coordenado pela Raízes Desenvolvimento Sustentável. Após 18 meses de trabalho, o projeto que envolve empreendedorismo e sustentabilidade chega a sua fase final com a inauguração da primeira loja especializada em artesanatos exclusivos da região. O evento acontecerá nesta sexta (29), às 10h, em Cordisburgo (MG).
Com patrocínio da TAM Linhas Aéreas e Brennand Cimentos, o projeto “ArteCarste – Mãos Criativas no Circuito das Grutas” nasceu no primeiro semestre de 2012 em uma iniciativa da Associação do Circuito Turístico das Grutas. O objetivo era gerar identidade regional e empoderar os artesãos através da criação coletiva nos municípios que envolvem as grutas do Maquiné (em Cordisburgo), Rei do Mato (em Sete Lagoas) e da Lapinha (em Lagoa Santa).
“O Artecarste contribuiu para o desenvolvimento local, fomentou a geração de renda e fortaleceu o grupo. Graças aos envolvidos, o objetivo de fortalecer os artesãos para que o grupo caminhe de forma independente e protagonize sua própria história foi alcançado. O resultado foram produtos sustentáveis com o diferencial de valorizar, resgatar e divulgar nossas raízes, história e cultura através de qualidade e exclusividade”, analisa a artesã Cláudia Lima.
Sob coordenação da Raízes, o ArteCarste foi dividido em três fases. Na primeira, a empresa fez o levantamento de mais de 150 artesãos de oito municípios diferentes. A segunda fase foi voltada para capacitação com uma turma de 37 artesãos selecionados. Mais de 200 horas de oficinas que abordaram temas como gestão, empreendedorismo, desenvolvimento humano, marketing, associativismo e design.
“Um dos grandes desafios foi a produção e a gestão conjunta, considerando que envolve vários municípios. É muito gratificante ver como eles se tornaram um grupo unido e coeso. Acredito que os excelentes resultados se devem à dedicação dos instrutores, ao apoio dos patrocinadores e ao talento e paixão dos artesãos”, afirma Mariana Madureira, sócia da Raízes e uma das responsáveis pela realização do projeto.
O resultado foi a formalização da Associação ArteCarste, grupo de 24 artesãos engajados, criativos, alegres e empreendedores. Já era hora de dar o último passo: abrir uma loja especializada com produtos desenvolvidos nas oficinas e encontros de artesãos. Com o nome “Coleção ArteCarste”, as peças produzidas reúnem um pouco do cotidiano, das cores, das texturas e dos sabores locais. Artesanatos que carregam a identidade e a riqueza da região.
“A maior importância do ArteCarste é conhecer um pouco mais o Circuito das Grutas e divulgar de forma criativa o conhecimento e a identidade de nossa região. A minha sensação é de dever cumprido. Acredito que esse projeto terá uma continuidade com garra e persistência”, completa a artesã Terezinha Silva.
A Raízes Desenvolvimento Sustentável é um negócio social de desenvolvimento local. A raiz do negócio da empresa são projetos baseados em turismo, artesanato e associativismo. Promover experiências e enriquecimento cultural às pessoas, além de entregar soluções sustentáveis de desenvolvimento local, são a nossa paixão.