Obras de arte, bate-papo e delícias típicas mineiras. Com esses ingredientes, o lançamento do roteiro “Do Barro à Arte” foi um sucesso. Organizada pelo negócio social, Raízes Desenvolvimento Sustentável, a exposição aconteceu nesse fim de semana, na sede paulista da empresa, no bairro de Perdizes, em São Paulo (SP), e contou com a participação de mais de 50 pessoas.
Durante o evento, as sócias da Raízes, Marianne Costa, Mariana Madureira e Jussara Rocha, tiveram a oportunidade de apresentar uma nova forma de viajar que ganha cada vez mais amantes por todo o mundo: o turismo sustentável.
“A gente queria trazer um gostinho do que é o Vale do Jequitinhonha e nós conseguimos. O pessoal que veio pôde ver fotos, artesanatos e ouvir outras pessoas que já estiveram nas comunidades. Foi uma troca de experiências incrível. Ficamos muito satisfeitas com o resultado”, conta Marianne Costa.
Além do bate-papo com a curadora de arte, Maria Sônia Madureira, e a receptividade mineira, outros destaques foram a exposição das belas imagens do fotógrafo André Dib e os artesanatos vindos direto do interior mineiro exclusivamente para o evento.
“As imagens do André ficaram lindas e mostram realmente o que é viver essa experiência inesquecível. As peças feitas por todo mundo que viajou também deram um toque diferente para o lançamento. Foi um sucesso e a gente não vê a hora de fazer outro evento como esse”, diz Mariana Madureira.
Parceiros, turistas, amigos e jornalistas também puderam conhecer um pouco mais sobre o roteiro de sete dias que oferece uma imersão cultural inesquecível no Vale do Jequitinhonha (MG).
“Nós sabemos que apesar do turismo sustentável estar crescendo, muita gente ainda não conhece esse segmento. Então, reunir pessoas que viajaram ao Jequi e gente que nunca experimentou foi fantástico. Espero que a gente tenha conseguido inserir essa ideia pelo menos um pouquinho nas pessoas”, completa Jussara Rocha.
E quem esteve no evento também adorou. É o que conta Heloisa Helena da Cunha, uma das turistas que já viveram a experiência no Vale do Jequitinhonha.
“Elas fazem um trabalho raro, interessante e verdadeiro. Esse evento representa tudo o que a Raízes faz. Eu já viajei para o Vale uma vez, nem sabia direito o que era e a experiência foi surpreendente. Tenho muita vontade de voltar para reviver tudo aquilo e sentir tudo o que senti de novo”, completa.
Roteiro “Do Barro à Arte”
Durante o lançamento, os interessados puderam conhecer um pouco mais sobre o roteiro “Do Barro à Arte”, organizado pela Raízes. Nele, os turistas terão a oportunidade de fazer uma imersão cultural na rotina das artesãs do Vale do Jequitinhonha (MG), além de dormir nos receptivos familiares, provar a típica culinária mineira e fazer obras de arte com as próprias mãos.
As próximas datas da viagem “Do Barro à Arte” são entre 25 e 30 de agosto e de 17 a 22 de novembro deste ano.
A Raízes é um negócio social de promoção de Desenvolvimento Sustentável. Criada em 2006, a empresa acumula experiência em diversos projetos principalmente de turismo, associativismo e desenvolvimento local. Promover experiências e enriquecimento cultural às pessoas, além de entregar soluções sustentáveis de desenvolvimento local são a nossa paixão.
Crédito da imagem: Murilo Rezende/Seppia