São Paulo (SP) – Muito trabalho, grandes resultados e uma felicidade imensa de ver nossos objetivos alcançados. A Raízes Desenvolvimento Sustentável pode afirmar com todas as letras que o ano de 2014 se encerra como um ciclo maravilhoso, de grande aprendizado e muitas conquistas.
Durante esse período, pudemos abraçar projetos como a Fabriqueta de Turismo na Cooperativa Dedo de gente em Araçuaí, o Centro Cultural de São Bento do Norte, a estruturação de polos turísticos no Maranhão e o Projeto Bagagem. Finalizar etapas importantes no ArteCarste, SOS Pantanal e Instituto Arara Azul. Ser a primeira empresa a concretizar um roteiro de Turismo Sustentável por crowdfunding, realizar nosso primeiro roteiro de voluntariado internacional, ser reconhecida mundialmente pelo Sistema B, ter voz ativa na Rede Mulher Empreendedora e muito mais. São tantas coisas que é melhor conferir cada detalhe logo abaixo! Boa leitura.
Confira todos os nossos projetos de 2014:
ABETA: A Raízes chega ao segundo ano consecutivo na gestão da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA). Além de ser um trabalho que a gente adorou fazer, a entidade evoluiu na captação de associados, comunicação interna, externa e estrutura administrativa para atender todas as demandas necessárias! Um ótimo resultado.
Projeto Bagagem: A Raízes assumiu a gestão da Associação Projeto Bagagem, uma ONG que tem como visão tornar o Brasil um país referência em turismo de base comunitária. O desafio não poderia ter mais a ver conosco! A frente da rearticulação da rede Turisol e buscando parceiros para revolucionar a comunicação do turismo sustentável, o Projeto Bagagem deu uma grande guinada este ano e promete mais para 2015.
ArteCarste: Coordenado pela Raízes e patrocinado pela TAM Linhas Aéreas e Brennand Cimentos, o projeto que visa a desenvolver o artesanato como fonte de renda nas cidades que compõem o Circuito Turístico das Grutas (MG) finalizou sua primeira fase (de 22 meses de duração) em 2014. O projeto que envolve empreendedorismo e sustentabilidade já conta com sua loja especializada em artesanatos exclusivos da região e tornou-se uma referência em Minas Gerais.
Fabriqueta de Turismo: a Raízes recebeu a deliciosa incumbência de assessorar o CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) na criação de uma Fabriqueta de Turismo na Cooperativa Dedo de gente em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. No molde das demais fabriquetas da entidade, o objetivo é gerar renda para jovens da região, melhorar a qualidade das visitas que já acontecem aos projetos da ONG e incrementar o turismo como um todo nessa região que a gente ama.
Programa de Regionalização no Maranhão Único: A Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão contratou a Raízes para orientar o Projeto de Desenvolvimento do Turismo do Maranhão com ênfase na Consolidação do Programa de Regionalização do Turismo, visando a estimular o desenvolvimento econômico e social das regiões por meio do turismo. Ao final do programa, a meta é que todos os municípios que compõem os 10 Polos Turísticos estejam com os instrumentos de ordenamento do turismo em andamento, bem como com seus Mapas Estratégicos definidos e um plano de ação de curto e médio prazo como norte inicial. Um trabalho maravilhoso que a gente se enche de orgulho!
Projeto São Bento do Norte: Qualificação de investimento social de empresas privadas: este é um dos grandes diferenciais da Raízes. Nosso novo desafio fez parte de uma ação de compensação social do Grupo Galvão Queiroz, responsável pelo Parque Eólico São Bento Energia, em São Bento do Norte-RN. Nossa missão foi capacitar o grupo gestor do Centro Comunitário Multiuso doado pela Galvão ao município. Um projeto com os desafios que a gente gosta: gestão de coletiva, empreendedorismo e criatividade!
Instituto Arara Azul: Tivemos o privilégio de finalizar um ano de planejamento estratégico com foco em captação de recursos junto ao Instituto Arara Azul, em Campo Grande-MS. Com resultados fantásticos para o meio ambiente e uma equipe apaixonada, não poderia ser diferente: os resultados do Instituto já aparecem e houve uma significativa ampliação das ações de captação, um grande orgulho pra nós.
SOS Pantanal: Depois de 3 anos a frente da gestão executiva da Instituição, temos o orgulho de deixar a Instituição mais sólida, profissional, respeitada e pronta para novos desafios. Destacam-se como ações da nossa equipe no projeto: Expedição Pantanal, exposição O Pantanal é Aqui, programas de rádio Prosa Pantaneira, realização do planejamento estratégico e de comunicação da instituição, organização de processos internos, criação de campanhas e realização de eventos para construção e indução de políticas públicas para o bioma.
Voluntariado no Jequi: Com a proposta de turismo de voluntariado, a Raízes levou um grupo de estudantes e pesquisadores da Universidade da Flórida (EUA) especialistas na área de turismo para conhecer o coração do Brasil. Doze jovens de países como Coréia do Sul, China e Estados Unidos viajaram ao Jequi para aprofundar seus conhecimentos de turismo de base comunitária, aprender técnicas de como fazer tinta extraída da terra, pintar verdadeiras obras de arte em muros e produzir peças únicas de cerâmica. A viagem foi uma parceria entre a Raízes, a operadora de turismo Brazil Ecotravel e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD).
Do Barro à Arte: O primeiro roteiro de Turismo Sustentável concretizado por uma plataforma de crowdfunding. Na ocasião, o Garupa (www.garupa.org.br). Com o nome “Do Barro à Arte”, a viagem ao Vale do Jequitinhonha (MG) foi um sucesso e contou com a participação de turistas de diferentes lugares do Brasil. Uma experiência inesquecível proporcionada pela Raízes DS. Em janeiro teremos nova saída já confirmada, o que prova que o roteiro veio para ficar!
Exposição “Do Barro à Arte”: Obras de arte, bate-papo e delícias típicas mineiras. Com esses ingredientes, o lançamento do roteiro “Do Barro à Arte” foi um sucesso. Organizada pela Raízes, a exposição aconteceu na sede paulista da empresa, no bairro de Perdizes, em São Paulo (SP), e contou com a participação de mais de 50 pessoas.
Empresa B: O negócio social foi certificado pelo Sistema B, movimento global que reúne empresas e investidores de diferentes lugares do mundo com o mesmo ideal: ir além do lucro e gerar impactos positivos sociais, econômicos e ambientais. Ou seja, não ser apenas as melhores do mundo, mas as melhores para o mundo. Reconhecimento gratificante.
Dia Mundial do Turismo: O Dia Mundial do Turismo passou a ser a Semana Mundial do Turismo para a Raízes. Representado por sua sócia, Marianne Costa, o negócio social foi convidado a participar de dois eventos em Brasília (DF) para o turismo brasileiro e seus mais diversos segmentos. Foram eles, a gravação do programa Cenas do Brasil, da TV NBR, e o encontro organizado pelo Ministério do Turismo em comemoração ao Dia Mundial do Turismo.
Rede Mulher Empreendedora: Foi em 2014 que a sócia e co-fundadora da Raízes, Marianne Costa assumiu a Diretoria de Sustentabilidade da Rede Mulher Empreendedora, uma das principais plataformas de serviços que apoia mulheres no desenvolvimento de negócios. Ao todo, são mais 75 mil empreendedoras participantes.
Eventos nacionais e internacionais: Jussara Rocha, Marianne Costa e Mariana Madureira participaram de uma série de eventos nacionais e internacionais nos mais diversos segmentos como turismo, negócios sociais, sustentabilidade, etc. Entre eles estão ESTC 2014, Vital Voices, FITS Nicarágua, Semana Global de Empreendedorismo, CITURDES, Congresso Mundial de Turismo Social, ENTBL e muito mais!
Na mídia: Grandes resultados geram repercussão. Assim, a Raízes teve destaque entre os principais veículos de comunicação como Página 22, EcoDesenvolvimento, Revista TAM, Revista Azul, Bons Fluidos, Vida Simples, Catraca Livre, Diário do Comércio, entre outros. Um resultado muito importante para todas nós.
Obrigado a todos os nossos parceiros e que venham muito mais desafios em 2015!!!