Sabe aquela sensação de dever cumprido? Pois é, é assim que estão as mulheres da Raízes, que atualmente é responsável pela gestão do Projeto Bagagem. Afinal, a meta da campanha da Rede Turisol foi alcançada. Apesar de ser apenas um passo rumo à promoção das experiências de turismo comunitário pelo Brasil, o sentimento é o melhor possível: satisfação.
A meta inicial proposta pelo Projeto Bagagem na plataforma Garupa era de R$19.700. E graças ao apoio de inúmeras pessoas e empresas que colaboraram, foi possível ultrapassar esse valor, arrecadando o total de R$21.030. Isso é que é engajamento!
Este financiamento coletivo mostra que muitos acreditam no turismo de base comunitária como vetor de desenvolvimento e sustentabilidade, e também garante a articulação da rede, além de gerar experiências e oportunidade para pensar nas melhores formas de se desenvolver ideias e ações. Você pode conhecer mais sobre o projeto no www.turisol.org.br.
O trabalho acabou, então? Pelo contrário, está só começando…
Agora a Raízes concentra as atenções nas recompensas de quem colaborou com o projeto, e na organização do II Encontro da Rede Nacional de Turismo Solidário e Comunitário. O encontro acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto, na Universidade de Brasília, no Planalto Central.
O evento que tem patrocínio do SEBRAE e apoio da própria UNB será um marco para o turismo solidário e comunitário, capaz de fomentar ainda mais o segmento. Será um momento de debates, troca de conhecimentos, oportunidade de negócios e construção coletiva.
As sócias e colaboradoras da Raízes também marcarão presença debatendo seus expertises. O foco é nas comunidades e na integração destas com os setores do trade turístico, como ONGs de apoio, governos e área acadêmica.
O encontro é destinado a todos que, como nós, têm paixão pelo turismo comunitário e solidário. Para fazer sua inscrição entre em contato através do [email protected]. Esperamos você lá para que, juntos, façamos prosperar ainda mais o turismo de experiência no Brasil!