Realizar projetos que valorizem a produção associada ao turismo e revelem a identidade de uma região é muito gratificante para a Raízes. Prestes a cumprir um ano, em julho, a Sabores do Morro é fruto de um desses projetos.
O Projeto de Geração de Renda e Empoderamento Feminino realizado pela Fundação Vale e com nossa execução técnica trouxe marcas significativas para os expositores, comunidade e turistas do Morro d’Água Quente, em Catas Altas-MG. A prova disso foi a criação coletiva da Feira Sabores do Morro que já está em sua 7ª edição e a participação do grupo em seis eventos fora da cidade, todos tratados de forma muito especial – o que garante que o projeto avance com passos fortes e permanentes.
Confira em vídeo (numa edição especial em nosso canal no youtube) um resumo dos impactos na região e depoimentos dos expositores. Abaixo, como foram e serão alguns eventos:
II Seminário Primórdios da Gastronomia Mineira
No dia 1º de junho, o grupo de Catas Altas, da Sabores do Morro, participou do II Seminário Primórdios da Gastronomia Mineira – Entre Serras: Da Piedade ao Caraça, em Santa Bárbara, com produtores locais, de Caeté e Barão de Cocais. O evento – do Projeto Primórdios, coordenado pelo SENAC-MG – é apoiado por um conjunto de parceiros e tem como intuito pesquisar, resgatar e difundir as origens da gastronomia mineira.
Proprietários de restaurantes de Belo Horizonte e blogueiros de gastronomia foram convidados para conhecer os produtos por meio de um encontro de negócios, gerando oportunidade de mercado aos expositores.
Feira Aproxima
No dia 4 foi a vez de estar na Feirinha Aproxima – realizada em Belo Horizonte de forma itinerante, com produtores da capital e interior do Estado e muito disputada por expositores e consumidores. Foi a segunda participação da Sabores do Morro e o resultado não podia ter sido outro: sucesso.
“Foi mais uma vez enriquecedor! O público é diferente do que estamos acostumados a lidar onde moramos, assim, os expositores aprendem muito, encantam os clientes com produtos peculiares, ficam felizes em levar seus produtos para capital e serem bem aceitos pelo público. Com isso, estamos fortalecendo nossa marca e abrindo espaço para novos desafios”. Essas são as palavras de Poliana Silva, mobilizadora local e uma das representantes do grupo na Feira.
O grupo levou quitandas, biscoitos como tarecos de maracujá da vovó, casadinhos de café com leite, mel e pães de mel com recheio de jabuticaba, torresminhos no pote, doce de leite tradicional e temperos caseiros – entre outras delícias.
Edição especial para o Dia dos Namorados
Ficou interessado em conhecer nossas delícias? A próxima edição da Sabores do Morro acontece na véspera do Dia dos Namorados, dia 11 de junho, sábado. Além dos quitutes especiais e da música, essa edição terá um bingo.
Será das 10h às 16h, no Adro da Igreja do Bonfim, em Morro d’Água Quente, Catas Altas-MG.
Coletivismo é a palavra
Acreditamos na força coletiva que constrói possibilidades de inclusão e geração de renda por meio do engajamento e da valorização do potencial das comunidades. Temos certeza de que o mercado se abrirá muito mais para a Sabores do Morro!