Skip to main content

Cultura organizacional que cria futuros: a Imersão Raízes 2026

Com quantas mãos se faz uma transformação? Quem nos acompanha há um tempo sabe que a nossa cultura organizacional inclui um encontro com a equipe fixa e alguns consultores de uma a duas vezes por ano. O propósito é analisar o que foi e visualizar o que será: planejar metas e objetivos, os próximos passos do nosso negócio social. E há encontros que são rituais de alinhamento…

A Imersão Raízes 2026 começou ao redor de uma jabuticabeira — símbolo perfeito para quem trabalha com turismo regenerativo e desenvolvimento sustentável há duas décadas: raízes profundas e frutos que amadurecem no tempo certo.

Na segunda-feira, dia 09, ainda na Rua Minerva, onde fica o nosso escritório em São Paulo capital, revisamos o que 2025 nos ensinou. Foram não apenas números, mas aprendizados. Atualizações de área, balanço estratégico e, sobretudo, a consciência de que crescemos porque escutamos. À tarde, seguimos para a Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista.

Mudar de cenário para mudar de perspectiva

Entre check-in e fotos, abrimos o “Quadro de Narrativas” para fortalecer a nossa cultura organizacional internamente e para o mundo. Foi um espaço de reflexão sobre como contamos quem somos, para quem e por quê.

Já na terça-feira, o dia seguiu em um amanhecer chuvoso. Momentos que nos permitiram mais conexão com o estar presente e com o ritmo bucólico. A manhã foi dedicada à co-construção das nossas narrativas e ao posicionamento estratégico dos 20 anos da Raízes. Não se trata apenas de celebrar uma trajetória, mas de reafirmar propósito: que legado queremos consolidar? Que voz queremos amplificar?

À tarde, mergulhamos na Metodologia Raízes de Justiça, Mitigação e Adaptação Climática. Em um contexto global de crise climática, não basta comunicar: é preciso estruturar respostas consistentes, territorializadas e mensuráveis. Seguimos com o histórico e a linha do tempo do Dona do Meu Fluxo — revisitando forças, fragilidades e, principalmente, impactos concretos.

Todas as noites, também compartilhamos momentos de troca e vivências pessoais.

Para fechar o ciclo

A quarta-feira, por sua vez, trouxe síntese e visão de futuro. Entre café e almoço, organizamos encaminhamentos e consolidamos o planejamento de 2026. Mais do que um cronograma, um pacto coletivo.

A Imersão Raízes não é apenas uma agenda preenchida, é um exercício de coerência que praticamos todos os anos. Para nós, estratégia não nasce do improviso, nasce do encontro, da escuta e da coragem de se reposicionar continuamente diante dos desafios do nosso tempo, sem jamais perder a nossa essência. Seguimos com raízes firmes e visão de longo prazo.