Para quem está procurando uma experiência de viagem transformadora e vai ter uns dias livres em julho, período de férias escolares, há uma ótima escolha a ser feita: o Roteiro do Barro à Arte. Idealizado pela Raízes Desenvolvimento Sustentável ao lado de mestres-ceramistas, a viagem dura seis dias e acontece no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.
Próxima saída: 19 a 24 de julho de 2016
Durante o período de 19 a 24 de julho, os turistas farão uma verdadeira imersão cultural, vivenciando a rotina das mestres-ceramistas da região com acompanhamento e facilitação da curadora de arte Maria Sônia Madureira. A viagem ainda conta com hospedagem em receptivos familiares e, claro, a culinária típica da região.
Viajar pelo bem
Essa é a 9ª vez que a Raízes leva turistas à região. Desde 2012 foram 84 visitantes e dois grupos de turismo voluntário. Os resultados deste projeto para a comunidade são positivos e mensuráveis, deixando:
- Geração de renda direta em torno de R$ 60.000,00 (na comunidade a renda familiar média é aproximadamente R$ 780,00);
· Biblioteca comunitária com mais de 1.000 livros;
· Paredes pintadas com ecotecnologia que usa argila como tinta;
· 9 famílias recebendo turistas diretamente em sua casa;
· 160 artesãos produzindo e vendendo suas peças;
· 1.500 pessoas envolvidas indiretamente.
Mais uma razão para visitar a comunidade local. O legado do bem só cresce e beneficia, de forma sustentável, a região e seus moradores.
Roteiro
1º Dia: Belo Horizonte – Diamantina
2º Dia: Diamantina – Campo Buriti
3º Dia: Campo Buriti – Campo Alegre – Campo Buriti
4º Dia: Campo Buriti
5º Dia: Campo Buriti – Diamantina
6º Dia: Diamantina – Belo Horizonte
Itens inclusos: Hospedagem em Diamantina e nos receptivos familiares; Café da manhã, almoço e jantar na comunidade; Traslado terrestre até a comunidade e durante a viagem; Exibição exclusiva (legendada) do programa Partir Autrement, da TV5, canadense, sobre o Roteiro do Barro à Arte; Oficinas: modelagem, oleio e pintura; Trilha para conhecer o caminho percorrido para retirada do barro; Cerimônia de queima no forno a lenha; Passeios mencionados em detalhes aqui; Anfitrião Raízes; Curadora de arte; Seguro viagem.
O que pensa quem visitou
Regina Thereza Baptista Tavares, Petrópolis/RJ:
“É bom desligar, mudar de lugar. E eu adorei! Principalmente o povo. Dei muito valor ao que eu tenho. Mas nunca tinha conhecido mulheres iguais a essas! São bárbaras! Ensinam tudo para nós: desde a maneira que elas dizem “bom dia” até a maneira como nos recebem, ou como ensinam seus filhos, e como mantém sua família. Agradeço a vocês por me mostrarem esse mundo. Embora eu viva no interior, esse mundo delas é muito mais profundo do que eu vivo… aquilo sim! ”.
Clique para mais depoimentos em vídeo.
Serviço
Roteiro do Barro à Arte
De 19 a 24 de julho de 2016
Mais informações – http://bit.ly/DoBarroaArte
Realização – Raízes Desenvolvimento Sustentável
E-mail – [email protected]
Telefone – (11) 2373-003